Cultura

UPF na Feira do Livro de Lagoa Vermelha

09/11/2017

17:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Programação segue até domingo, 12 de novembro, na Praça Frei Mateus Dolzan

A Universidade de Passo Fundo (UPF) integra as ações da Feira do Livro de Lagoa Vermelha. A UPF conta com um espaço no evento para atendimento ao público, oferece os serviços do Balcão do Consumidor e apresenta a exposição Ilustradores Franceses. A Feira do Livro e Cultura na Praça 2017 de Lagoa Vermelha iniciou na quarta-feira, 8 de novembro, e segue até domingo, 12 de novembro, na Praça Frei Mateus Dolzan. 

No estande da UPF, ocorre a divulgação dos serviços e cursos oferecidos pela Instituição, especialmente, os do Campus UPF Lagoa Vermelha, e prestação de informações sobre o Vestibular de Verão 2018 UPF, que está com as inscrições abertas. Além disso, a unidade móvel do Balcão do Consumidor, projeto de extensão da Faculdade de Direito, presta atendimento ao público. As alunas dos cursos de Pedagogia e Letras do Campus UPF Lagoa Vermelha também estão atuando na Feira, na recepção e como guia dos visitantes, na apresentação de um Projeto da Secretaria de Educação de Lagoa Vermelha e na divulgação do Vestibular do Campus.

O diretor do Campus UPF Lagoa Vermelha, Adriano Lourensi, destacou a importância cultural do evento e também a participação da UPF na Feira. “Estamos contribuindo com a missão da Universidade no sentido de estarmos inseridos na comunidade, especialmente pelos projetos de extensão, que estão aqui na Feira, como o Balcão do Consumidor, por exemplo. Também destacamos a contribuição das alunas dos cursos de Letras e Pedagogia na Feira, ação que contribui para fomentar os cursos, especialmente os de licenciatura”, ressaltou Lourensi.

Exposição Ilustradores Franceses
A exposição é uma parceria com o curso de Artes Visuais da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC) e faz parte do acervo das Jornadas Literárias, por meio do projeto Jornada em Ação. Ela fez parte da programação da 13ª Jornada Nacional de Literatura, em 2009, como projeto oficial das comemorações do Ano da França no Brasil. Os trabalhos apresentam a diversidade de linguagens, estilos e traços dos ilustradores franceses. As imagens foram cedidas pelo consulado da França no Brasil.

A Feira
Neste ano, o patrono escolhido para a feira é Marcos Piangers, jornalista, apresentador, repórter, escritor e colunista. Além de Piangers, a Feira do Livro 2017 conta com a presença dos escritores Ana Cardoso, Dilan Camargo, Heloisa Prieto e Uili Bergamin. A programação tem espetáculos teatrais, musicais, concurso de contos, apresentações de escolas municipais, encontro com autores e diversas atividades que envolverão crianças, jovens e adultos.

Confira a programação completa no site www.lagoavermelha.rs.gov.br/feiradolivro2017.

Vestibular de Verão 2018 UPF
A UPF está com inscrições abertas para o Vestibular de Verão 2018 para ingresso em cursos de graduação na modalidade presencial. Nesta edição, estão sendo oferecidos 58 opções de cursos em Passo Fundo e cursos nos campi Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. 

No Campus Lagoa Vermelha estão sendo oferecidos os cursos de:  Administração (B); Ciências Contábeis (B); Direito (B); e Pedagogia (L). A inscrição deve ser feita via internet, pelo site vestibular.upf.br, até o dia 13 de novembro. A prova, que acontece no dia 18 de novembro, está dividida em dois grupos: 1 e 2. Os candidatos aos cursos do Grupo 1 farão somente a prova de Redação, e os candidatos aos cursos do Grupo 2 farão as provas de Redação, Língua Portuguesa, Literatura Brasileira, Língua Estrangeira, História, Geografia, Matemática, Física, Biologia e Química. A prova do Grupo 1 será das 14h às 15h30min, e as do Grupo 2, das 14h às 19h.