Universidade

UPF marca presença no IX Fórum de Gestão e Inovação do Comung

27/11/2021

11:58

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Evento debateu a inovação nas universidades comunitárias durante os dois dias de programação

Com o propósito de debater a inovação nas universidades comunitárias e fortalecer o DNA do Ensino Superior, o Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung) realizou, nesta quinta e sexta-feira, dias 25 e 26 de novembro, o IX Fórum de Gestão e Inovação. Integrante do Comung, a Universidade de Passo Fundo (UPF) marcou presença na programação do evento. 

Na sexta-feira (26), a reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin foi a mediadora do painel “A importância do perfil empreendedor da universidade para a evolução da sociedade”, que contou com a participação do deputado estadual e presidente da Comissão de Educação da Assembleia Legislativa do RS, Carlos Búrigo; de Jaime Roberto Ramírez García, Decano de la Facultad de Ciencias Administrativas y Económicas de la Universidad Católica de Trujillo (Perú); e da gerente do Parque Científico e Tecnológico e da Incubadora da Unicamp, Mariana Zanatta Inglez. 

“Como universidades comunitárias, sempre reforçamos o nosso compromisso com o conhecimento, com a formação de qualidade, com o desenvolvimento nas nossas regiões. Certamente, essa são nossas maiores riquezas. São as pessoas que, ao se desenvolverem, desenvolvem os seus entornos e criam novas perspectivas para o desenvolvimento econômico, social, ambiental, e, com isso, uma vida mais qualificada para todos”, afirmou a reitora.

Case de sucesso: “Canva Pedagógico”
Durante a manhã de sexta-feira, a gestora do UPF Parque, Dra. Teofanes Girardi apresentou o case de sucesso “Canva Pedagógico”, durante o encontro “Pitch Comung: Como trazer o empreendedorismo para o ensino superior: 14 cases de sucesso”. A metodologia tecnológica inovadora surgiu em 2020, no início da pandemia, devido a necessidade de adaptar as aulas presenciais para o formato remoto.

A solução nasceu no Núcleo de Apoio Pedagógico (NAP), quando foram pesquisadas possibilidades de oferecer suporte aos professores, resultando na adaptação de uma ferramenta já existente, o Canvas, que possibilitou a organização das atividades formativas, avaliativas, dos conteúdos abordados, dos recursos didáticos, das habilidades, ambientes de aprendizagem, competências a serem alcançadas, entre outros. “Esses quadros do Canva Pedagógico auxiliaram os professores a reestruturarem as aulas e, hoje, a proposição dessa ferramenta possibilita uma visualização e um planejamento pedagógico em diferentes contextos de ensino, online, híbrido ou mesmo presencial”, disse Teofanes.

Ainda, a UPF esteve representada pela Head de Inovação e Relacionamento com o Mercado da UPF, Cassiane Chais, que mediou o Pitch Comung.

O papel das universidades no desenvolvimento de startups
Um dos painéis desta sexta-feira também discutiu as “Universidades como grandes celeiros de desenvolvimento de startups”, que contou com o representante da equipe gestora do Parque Tecnológico e Científico da UPF (UPF Parque) e CEO da Umentor Brasil, professor Dr. Roberto Rabello. O professor destacou, entre outros aspectos, a missão do UPF Parque, que nasceu em 2013, e pretende gerar conexões que potencializem a transformação do conhecimento em inovação. “A missão do Parque é justamente a conexão e, a partir dela, a potencialização de novos negócios a partir da pesquisa. A Universidade talvez seja a única instituição que tenha capacidade de unir ensino, pesquisa, extensão e a inovação e fazer essa conexão com o mercado para potencializar e poder criar novos negócios”, destaca Rabello.

O painel também contou com a participação do CPO da Umentor Brasil, Ismael Wimmersberger, do diretor de Empreendedorismo Inovador - Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovações/MCTI, Marcos Cesar de Oliveira Pinto, e do Analista de Eventos da Acate/SC, Nery Rodrigues.