Extensão

UPF integra o debate de revisão do Plano Diretor

18/02/2019

16:30

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

O tema mobilidade sustentável foi apresentado pela professora da UPF, Me. Daniela dos Santos, durante uma oficina temática realizada nesta segunda-feira, 18 de fevereiro

Oportunizar o debate acerca da mobilidade urbana do município foi o que propôs uma das oficinas temáticas realizadas na tarde desta segunda-feira, 18 de fevereiro, quando a professora da Universidade de Passo Fundo (UPF) Me. Daniela dos Santos fez uma explanação sobre a “Mobilidade sustentável”, abordando o transporte motorizado. O encontro, que reuniu poder público, associações e organizações sociais, além da sociedade civil, contempla a terceira etapa do processo de revisão do Plano Diretor de Passo Fundo.

O tema, conforme a professora, foi proposto pelo poder público municipal, que coordena o processo. A UPF foi convidada a colaborar por realizar o Fórum de Mobilidade Urbana, projeto que desde 2011 estuda e debate sobre o tema. “Destaco três pontos principais da legislação, entre eles a Constituição Federal, no artigo 6º, que traz o transporte como um direito fundamental social, além do estatuto da cidade e da gestão democrática e também das questões da política nacional de mobilidade urbana, que determina que todos temos o direito a uma mobilidade sustentável e de qualidade e que todos têm direito à cidade”, explica ela.

Os encontros, conforme a Prefeitura Municipal, têm o objetivo de fazer uma construção coletiva de propostas, englobando o debate dos objetivos, diretrizes, metas e eixos estratégicos do Plano Diretor. As oficinas convidam a pensar propostas de uma cidade voltada para as pessoas e inverter a lógica de como foram construídas as cidades”, aponta a professora, citando que existe uma cidade real que é diferente da ideal e, agora, é preciso pensar o espaço com acessibilidade, com transporte público de qualidade, dentre outros elementos. “A própria lei prevê que devemos priorizar o não-motorizado ao motorizado e o coletivo ao individual, então, fazemos esses debates para refletir que cidade queremos, que pessoas queremos ser e que mobilidade queremos ter em Passo Fundo”, conclui.

Fórum

O Fórum de Mobilidade Urbana e Educação da UPF é vinculado ao projeto Circulando Cidadania, do Programa UniverCidade Educadora, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da UPF.