UPF inscreve para o curso de extensão Problemas Educacionais Contemporâneos
24/02/2021
14:55
Por: Assessoria de Imprensa
Fotos: Divulgação
Refletir sobre a importância e oportunizar o resgate do papel da escola pública nos processos educacionais são alguns dos objetivos do curso de extensão Problemas Educacionais Contemporâneos II, oferecido pela Universidade de Passo Fundo (UPF). Com inscrições abertas até 17 de março, a formação é oferecida de forma totalmente on-line. Inscreva-se aqui.
De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Claudio Dalbosco, a tradição pedagógica moderna elegeu a educação pública como dispositivo pedagógico indispensável para a construção de sociedades democráticas. “Autores como Jean-Jacques Rousseau, Immanuel Kant e John Dewey, para apenas citar alguns, pensaram de maneira sistemática o nexo entre teoria educacional e teoria da democracia, justamente para mostrar o papel crítico e formador de cidadania que a escola pública desempenha. Considerando que na atualidade há um ataque sistemático a educação pública, a disciplina oferecida pretender resgatar o lugar e o papel da escola pública”, pontua.
Inscrições e Investimento
As inscrições podem ser feitas aqui até o dia 17 de março. O investimento é de R$ 40,00. O curso irá ocorrer de 4 de março a 27 de maio, às quintas-feiras, via Google Meet, com carga horária de 40h.
Entre os ministrantes estão os professores Dr. Claudio Almir Dalbosco (UPF/Passo Fundo), Dr. Marcelo José Doro (UPF/Passo Fundo) , Dr. Miguel da Silva Rossetto (UPF/Passo Fundo), Dr. Samuel Mendonça (UNICAMP/Campinas) e Dr. Sílvio Gallo (UNICAMP/Campinas)
Programação
Março
04 Introdução ao programa: problematização inicial
11 A escola: uma questão pública
18 A filosofia, a escola e o experimentum formativo
25 Resistências ao cotidiano escolar de exceção
Abril
08 O governo biopolítico do tempo escolar
15 O sentido da educação na sociedade contemporânea
22 A autogestão nas escolas em Paris (1968) e em São Paulo (2015)
29 Uma escola filosófica popular
Maio
06 O mau encontro entre escola e humanismo
13 Filosofia da Educação e escola pública
20 Filosofia da Educação e escola pública em John Dewey
27 A escola contemporânea e a desertificação institucional
Galeria de Imagens
Notícias relacionadas