Geral

UPF é representada em conferência da Associação Brasileira de Educação Internacional

24/04/2019

11:06

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A coordenadora da Assessoria Internacional da Universidade de Passo Fundo (AI/UPF), professora Dra. Luciane Sturm, representou a Instituição na Conferência 2019 da Associação Brasileira de Educação Internacional (Faubai), realizada em Belém (PA), de 13 a 17 de abril. O evento, que teve como temática “Global Community Engajament”, reuniu cerca de 600 pessoas, entre professores, pesquisadores, gestores de instituições de ensino superior (IES), além de representantes de escritórios internacionais de IES de 30 países, como Austrália, Alemanha, Canadá, China, Espanha, Estados Unidos, França, Itália, Portugal, Brasil e vários países da América Latina.

Na oportunidade, Luciane apresentou o trabalho “English as a Medium of Instruction in the process of internationalization in the University of Passo Fundo”. De acordo com ela, a participação da UPF em um evento global como esse é importante para que a Instituição possa acompanhar as discussões nacionais e internacionais relacionadas à internacionalização da educação superior. “Também foi uma ótima oportunidade para troca de experiências, busca de parcerias e contatos com inúmeras instituições das mais diferentes partes do mundo. Temos pela frente um trabalho intenso de discussões, planejamentos e ações, vislumbrando uma UPF global ”, destacou.

Com uma programação intensiva, o evento teve como foco as discussões relacionadas à internacionalização do ensino superior, com minicursos, palestras, e comunicações orais, a partir de grandes temáticas, como: internacionalização em casa, projetos de colaboração, engajamento com a comunidade, internacionalização do currículo, da pesquisa e da extensão, inglês como meio de instrução e políticas linguísticas, gestão de escritórios internacionais, entre outros.

Faubai
É a Associação Brasileira de Educação Internacional, criada em 1988, e que reúne mais de 180 gestores ou responsáveis por assuntos internacionais e promove a integração e a capacitação dos gestores da área – por meio de seminários, workshops e reuniões regionais e nacionais -, além de divulgar a diversidade e as potencialidades das IES brasileiras junto às agências de fomento, representações diplomáticas, organismos e programas internacionais.

A Faubai tem a finalidade de promover o aperfeiçoamento do intercâmbio e da cooperação internacionais como instrumentos para a melhoria do ensino, da pesquisa, da extensão e da administração das instituições filiadas, procurando estimular o constante aperfeiçoamento da gestão do intercâmbio e da cooperação internacionais.

Assessoria Internacional (AI) na UPF
A AI, vinculada à Reitoria, é o setor da UPF responsável pelo processo de internacionalização dentro da Instituição, articulada a todas as unidades, cursos e setores. A fim de potencializar esse processo, a AI lançou, no dia 10 de abril, o Programa UPF Mundi, objetivando potencializar esse processo, discutindo propostas relacionadas à internacionalização em casa, políticas linguísticas internas, mobilidade da comunidade acadêmica, entre outros temas.

A AI agora está mais próxima da comunidade acadêmica, atendendo em sala especialmente planejada, localizada no Centro de Convivência e aberta das 9h às 21h, sem fechar ao meio-dia.