Pesquisa e Inovação

UPF e Corsan firmam parceria para cooperação tecnológica

05/05/2021

15:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: caroline Simor

Aproximar a tecnologia e a inovação das pessoas e permitir, com isso, uma melhor qualidade de vida. Esses são alguns dos objetivos das ações promovidas pela Companhia Riograndense de Saneamento (Corsan), por meio do projeto Univer-Tech. Uma das parceiras na movimentação é a Universidade de Passo Fundo (UPF). A assinatura do convênio, que permitirá o desenvolvimento de pesquisas e inovação, foi assinado na tarde desta quarta-feira, dia 5 de maio, no Campus I da UPF.

A assinatura contou com a presença do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, da reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, do vice-reitor Administrativo, professor Dr. Antônio Thomé, do coordenador da Rede Conecta UPF, professor Dr. Maciel Donatto, além do diretor Comercial, Inovação e Relacionamento da Corsan, Jean Bordin, da secretária de Meio Ambiente de Passo Fundo, Gabriela Engers, além da equipe regional da Corsan. 

A reitora destacou a importância da parceria para dar continuidade aos projetos já desenvolvidos. Em sua opinião, somente assim, é possível unir esforços para melhorar a qualidade de vida. “A água, um elemento essencial, precisa contar com esse olhar humano e essas ações que vem para permitir que, pela tecnologia e inovação, mais pessoas possam usufruir de um serviço de qualidade e de um ambiente preservado e cuidado”, frisou Bernadete.

Em sua fala, Bordin destacou que a UPF e a Companhia já desenvolvem diversas ações conjuntas. Contudo, salientou que esta é diferente das demais, uma vez que permitirá mais qualidade de vida para a sociedade. “Estamos pensando em facilitar o acesso às tecnologias e as soluções para problemas vivenciados pelas pessoas. Essa é uma mudança de postura da empresa, com foco em apoiar e trabalhar de forma conjunta com instituições que estão inseridas nas comunidades e que fazem a diferença nesses locais”, observou.

A parceria permitirá o desenvolvimento de pesquisas e também de ações junto à comunidade, utilizando a troca de conhecimentos e saberes entre a empresa e a Universidade.