Ensino

UPF Casca promove exposição sobre estratégias de leitura

15/05/2019

18:08

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

A Faculdade de Direito da UPF Casca, promove, entre os dias 8 a 16 de maio, uma exposição com o tema “Estratégias de leitura: fichamento e mapa conceitual”. A exposição está localizada no segundo piso da UPF Casca e é aberta a comunidade. 

Os responsáveis pela exposição foram os estudantes do nível I do curso de Direito da UPF Casca, na disciplina de Iniciação ao Conhecimento Acadêmico, ministrada pelo professor Dr. Andrei Luiz Lodéa.

Os alunos da disciplina, baseados no texto de Immanuel Kant “Resposta à pergunta: o que é Esclarecimento?”, elaboraram um mapa conceitual, apresentando os conceitos principais do documento. Após apresentação, os materiais produzidos pelos estudantes ficaram expostos para a comunidade acadêmica do campus. 

Segundo o professor Lodéa, objetiva-se, por meio da exposição, analisar de forma crítica textos de cunho científico e com linguagem acadêmica. “ É importante demonstrar a relevância dos fichamentos para uma compreensão mais profunda e segura dos textos acadêmicos-científicos, construindo, a partir das leituras e fichamentos, mapas conceituais, obtendo uma visão de conjunto do objeto estudado, proporcionar ao acadêmico maior segurança ao entrar em contato com textos, facilitando suas atividades de estudos”, explicou.

Desse modo, o pensamento de Kant, presente na exposição permitiu que o conhecimento fosse ampliado para os demais estudantes, o que engrandece as experiências vividas no meio acadêmico.