Ensino

UPF Campus Soledade desenvolve atividades por meio do Programa Residência Pedagógica

16/01/2019

14:38

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Desde setembro de 2018, a Universidade de Passo Fundo (UPF), Campus Soledade, conta com o desenvolvimento do Programa Residência Pedagógica no curso de Educação Física. O programa é uma das ações que integram a Política Nacional de Formação de Professores (CAPES/MEC) em parceria com diversas universidades do país, e tem por objetivo aperfeiçoar e ampliar os estágios curriculares obrigatórios, promovendo a imersão do licenciando na escola de educação básica, a partir da segunda metade de seu curso, bem como o aprimoramento e a qualificação do ensino e aprendizagem nas escolas de educação básica.

Articulado aos demais programas da Capes, o programa tem como premissa o entendimento de que a formação de professores nos cursos de licenciatura deve assegurar aos seus egressos habilidades e competências que lhes permitam realizar trabalhos cada vez mais qualificados. Sob a coordenação da professora Dra. Marilise Brockstedt Lech, o programa vem sendo desenvolvido em três escolas públicas de Soledade, sendo que cada uma conta com um professor preceptor e com bolsista da Capes: EMEF Anselmo Primaz (Diego Ortiz), EEEM Maria de Abreu e Lima (Elisângela Parizotto) e a EEEM Júlia Lopes de Almeida (Alessandra Rabaiolli). 

Dentre as primeiras ações realizadas pelos 24 estagiários pertencentes ao programa, está o diagnóstico da realidade de cada escola e o estudo aprofundado da nova Base Curricular Nacional Comum. Como evento de encerramento do semestre, as três escolas realizaram, em conjunto, a I Corrida pela Vida, que foi aberta à comunidade e ocorreu no dia 14 de dezembro, no Parque de Exposições Rui Ortiz. 

Para este ano, projetos que fortalecerão o campo da prática e conduzirão o licenciando a exercitar de forma ativa a relação entre teoria e prática profissional docente, entre outras didáticas e metodologias inovadoras e interdisciplinares, já estão sendo construídos.