Ensino

Uma viagem de experiências

11/10/2019

16:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Professores e acadêmicos do curso de Medicina Veterinária realizaram visita técnica em empresas no Paraná

Acompanhados pelos professores Dr. Leonardo José Gil Barcellos e Dra. Gessi Koakoski, cerca de 30 acadêmicos do curso de Medicina Veterinária da Universidade de Passo Fundo (UPF) realizaram uma série de visitas técnicas em empreendimentos de piscicultura da região oeste do Paraná. A atividade integrou as ações da disciplina de Aquicultura e Sanidade Aquícola e contou com a participação de estudantes de vários níveis e bolsistas do Laboratório de Fisiologia de Peixes.

A turma saiu em viagem na terça-feira (8) e teve como anfitrião o professor da Unioeste, Dr. Aldi Feiden. Entre as visitas, ocorreram paradas na Estação de Alevinagem Akna Alevinos, Frigorífico Sardella, com Inspeção SIM (inspeção municipal), Pescados Sereia, frigorífico com Inspeção SISBI (inspeção estadual), Unidade de Produção em Tanques-Rede (Piscicultura Kist – Entre Rios do Oeste); além de visitas à Estação de Alevinagem – Piscicultura do Neco e a Unidade de Produção intensiva de Tilápia – Piscicultura Dal Pizzol, ambas em Marechal Cândido Rondon.

No segundo dia, os participantes realizaram visitas ao Frigorífico da Copacol e a uma unidade de Produção de Tilápia em Sistema Integrado junto à Copacol, em Nova Aurora, além de visita à Unidade de Produção Intensiva de Tilápia, Família Marquat, e visita ao Laboratório de Carcinicultura de Água Doce (UFPR), ambas em Maripá.

Para Barcellos, atividades como essa são fundamentais para o crescimento acadêmico. “Acreditamos que o modelo de piscicultura usado com sucesso há mais de duas décadas no oeste paranaense será o modelo de desenvolvimento da piscicultura no RS. Nesse sentido, procuramos levar os estudantes para conhecerem e vivenciarem esse modelo de sucesso. Nossos acadêmicos já estão fazendo estágios na região e novos estão indo. É, sem dúvidas, uma experiência fantástica de adquirir conhecimentos que podem mudar toda uma vida profissional”, pontuou.

Egressa da UPF e hoje docente do curso de Medicina Veterinária, a professora Dra. Gessi Koakoski ressaltou que a interligação entre os saberes teóricos e práticos aumenta o potencial de ensino e, consequentemente, forma profissionais mais atualizados com o contexto atual da aquicultura nacional. “É uma forma de atender às necessidades dos estudantes quanto a vivências práticas e ao domínio no desenvolvimento de sua capacitação para inserção no mercado de trabalho. O contato com piscicultores, técnicos e empresários do ramo aquícola é um instrumento de motivação para os acadêmicos, contribui na fixação de conteúdos e também como forma de dinamizar as aulas. Através dessa visita, os estudantes compartilharam de um ambiente diferente da sala de aula, construindo o elo entre teoria e prática”, destacou.

Na opinião do acadêmico Juliano Oliveira da Cruz, foi uma oportunidade para ampliar o aprendizado e trocar experiências com quem já atua no mercado. “Tivemos a oportunidade de aprender e vivenciar a prática de uma das cadeias de produção animal que está em grande produção e crescimento no mercado, que é a cadeia e criação de tilápias. Acompanhamos todas as etapas, desde alevinagem até a engorda e o abate. Também fizemos visitas aos frigoríficos, onde visualizamos todo o processo da fabricação dos filés. Só posso agradecer aos professores e ao curso de Medicina Veterinária por nos proporcionar esses momentos”, declarou o estudante.