Ensino

Uma nova piscina para uma nova UPF

10/06/2021

14:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Piscina térmica, vinculada à Faculdade de Educação Física e Fisioterapia, passou por reformulação para promover formação, saúde e bem-estar

Com uma área construída de 1.071 m² e capacidade para 600 mil litros, a nova Piscina Térmica da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia da Universidade de Passo Fundo (Feff/UPF) foi inaugurada nesta quinta-feira, dia 10 de junho. A estrutura de 25 metros por 12, possui seis raias com intervalos de dois metros cada, proporcionando qualidade e classificando o espaço para competições estaduais. A nova piscina servirá de espaço para formação e qualificação dos acadêmicos, mas também estará aberta para a comunidade geral, oportunizando momentos de lazer, saúde e bem-estar. Em breve, a Faculdade divulgará as modalidades ofertadas e os valores dos pacotes. 

As melhorias em relação ao antigo espaço mostram o esforço da Instituição na adequação, ampliação e sofisticação do local. A piscina conta agora com uma cobertura com inclinação adequada para instalação de painéis fotovoltaicos, com capacidade de geração de 56 quilowatts; bordas reformadas para proporcionar uma maior profundidade; redimensionamento do número de janelas e redução do peitoril, para proporcionar maior permeabilidade visual e melhoria da ventilação; além de reformulação dos vestiários, fechamentos laterais e cobertura com telhas tipo sanduíche para melhoria da condição térmica;  uma nova fachada e sala de convivência e observação das atividades.

Espaço atenderá a comunidade acadêmica e geral

A solenidade de inauguração contou a presença da Reitoria, professores, coordenadores e representante da comunidade acadêmica. Em sua fala, o presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), professor Dr. Luiz Fernando Pereira Neto, destacou o esforço de todos para que a obra fosse planejada e concluída, mesmo diante de um cenário desafiador. “Essa é uma obra que nos mostra uma nova Universidade, sustentável e preparada. Essa revitalização integra uma macroideia de maximização de atividades dentro do próprio campus, incluindo toda a região e mostrando a grandeza da nossa Instituição para todo o país. O mundo tem se transformado e a FUPF tem buscado incentivar suas mantidas para que, mesmo enfrentando desafios e realidades complexas, sigamos progredindo e nos preparando para o futuro”, observou.

A reitora, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, agradeceu o trabalho de toda a equipe, a dedicação dos professores, funcionários e acadêmicos para que a ideia da nova piscina se tornasse realidade. Ela destacou que o novo espaço demonstra e expressa o compromisso da Instituição com a revitalização e reconstrução, seja de espaços físicos ou de estruturas curriculares.

De acordo com Bernadete, ao longo dos 50 anos de atividades do curso de Educação Física e, posteriormente, do curso de Fisioterapia, tanto professores, quanto estudantes e colaboradores atuaram para dar um novo significado a área em toda a região e também no Estado, levando saberes e promovendo saúde e qualidade de vida para a sociedade. “Os frutos são vistos na comunidade, como por exemplo a produção de conhecimento gerada no Mestrado e Doutorado em Envelhecimento Humano. Espaços, ações e movimentações que fortalecem a UPF como um centro qualificado de formação técnica e humana, elementos fundamentais de imersão na sociedade. Essa inauguração é o Sense UPF em ação, reforçando nosso compromisso com a comunidade, com a formação das pessoas e para a pulsação da vida dentro da Universidade”, considerou a reitora.

O vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, professor Dr. Rogerio da Silva, observou que a reforma realizada dá a UPF uma estrutura presente em poucos cursos do Rio Grande do Sul. “Uma estrutura que nos coloca em destaque no Estado e no país e que agora, por meio da pesquisa e da extensão, ajudará a levar para a comunidade os projetos desenvolvidos. Queremos que esse espaço seja de vida e uma ferramenta para formar profissionais, assim como atender as demandas locais e regionais”, ponderou.

Formar profissionais e oportunizar qualidade de vida
A nova piscina também estará disponível para a comunidade. A partir de oficinas e modalidades de natação, qualquer interessado poderá usufruir do espaço. A ideia é que os serviços sejam oferecidos no segundo semestre, por isso, em breve a coordenação informará o público em geral a respeito de datas, horários e valores.

De acordo com a diretora da Feff, professora Me. Andréa Bona, a inauguração da piscina representa muito mais do que uma reforma ou uma obra, mas demonstra a capacidade revitalização e reestruturação de um projeto de educação e saúde. Para ela, a partir de agora, as diversas atividades desenvolvidas para e com a comunidade serão ainda mais fortes. “Hoje somos um grande projeto de pesquisa, ensino e extensão, com um caráter híbrido, flexível e dentro dos objetivos do UPF Sense. Somos um espaço aberto para a comunidade e motivado a continuar se reinventando e, com isso, inserido cada vez mais a Universidade na comunidade. Temos uma estrutura física e humana única no interior do Estado, movidos por um projeto feito por todos e disponível para todos”, destacou.

Representando os estudantes, o presidente do Diretório Acadêmico, Rafael Veiga Machado, relatou o orgulho em fazer parte da história do curso. Com a nova estrutura, mais qualificada, ele destacou que os acadêmicos estão mais motivados e empolgados. “Temos visto muitas conquistas e melhorias que nos motivam a sermos e nos sentirmos pertencentes à Instituição, certos de que teremos capacidade para fazer a diferença na vida das pessoas, na saúde e no bem-estar da sociedade”, pontuou o estudante.

Para informações sobre pacotes de atividades, oficinas e ações que serão oferecidas para a comunidade, a direção disponibiliza o telefone (54) 3316-8380.