Geral

Uma noite especial no Dia Mundial da Língua Espanhola e no Dia Internacional do Livro

24/04/2019

19:49

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Estudantes, professores, egressos de Letras e comunidade participaram, no dia 23 de abril, de uma programação especial em comemoração ao Dia Mundial da Língua Espanhola e Dia Internacional do Livro. O evento ocorreu no auditório da Faculdade de Odontologia da Universidade de Passo Fundo (FO/UPF), contando com apresentações artísticas do Bandinho de Letras e de acadêmicos do VII nível do curso de Letras. Ocorreram sorteios de livros e palestras sobre “La importancia del intercambio para la formación de alumnos de la secundaria”, com a professora de espanhol Ana Lucia d'Ávila, e sobre a “Diversidade cultural e linguística na Espanha”, com a estudante Raquel Cavallé.

As crianças do projeto de extensão da UPF Bandinho de Letras, coordenado pela professora Me. Mariane Rocha Silveira, apresentaram poemas e pensamentos de Jorge Luis Borges e Miguel de Cervantes. Os acadêmicos do sétimo nível do curso de Letras apresentaram canções em espanhol, de diferentes épocas, com acompanhamento de gaita e violão pelos estudantes Felipe Junior de Assis e Carleane Silveira. 

A professora Ana Lúcia D’Ávila falou sobre a experiência de intercâmbio do Colégio Tiradentes com uma escola de Oncativo, na província de Córdoba, na Argentina. Ela ressaltou o envolvimento de toda a comunidade e a importância que o intercâmbio teve na vida dos estudantes, ressaltando a aquisição da língua por meio da imersão cultural.  O evento também contou com o depoimento de duas alunas que tiveram a oportunidade de participar de atividades na escola argentina.

Raquel Cavallé, acadêmica de Medicina, oriunda de Madri, falou da Espanha, com ênfase sobre sua diversidade linguística e cultural. Versou sobre alguns aspectos históricos do país e comentou sobre a Espanha atual e seus desafios, usos e costumes, com pinceladas sobre a gastronomia, pontos turísticos e a sociedade espanhola. Ela está no Brasil há quase um ano, como intercambista. Perguntada sobre suas impressões sobre o Brasil, Raquel comentou que acreditava que os brasileiros viajassem muito e observou que viajam pouco, mesmo dentro do país, um hábito mais comum na Europa.

Em uma parceria com a SBS Livraria, foram sorteados livros, manuais didáticos e CDROMs de língua espanhola.  “É importante realizarmos eventos desta natureza para incentivar o estudo da língua, valorizar o aluno do curso de Letras - Língua Espanhola, chamando a atenção sobre a importância da leitura e oportunizando conhecimento sobre a diversidade cultural dos países de hispânicos”, ressaltou a coordenadora do evento e da Área de Línguas Estrangeiras da UPF, professora Me. Rosane Innig Zimmermann.

O público elogiou a programação e a dedicação da organização do evento, enfatizando a importância de atividades como esta para a troca de experiências. “Para nós, estudantes de língua espanhola, esses eventos são muito importantes, porque dão visibilidade ao curso e há uma troca cultural e de conhecimentos muito grande, considerando também a participação de alunos intercambistas, que falam sobre sua cultura, seu país, e sobre a experiência do intercâmbio”, comentou a acadêmica, Juliana Patricia Soares.

Dia 23 de abril é, também, dia de Sant Jordi e conforme a tradição em Barcelona, os alunos entregaram flores confeccionadas por eles ao público, em alusão à tradição catalã. O evento também foi considerado significativo para a estudante Monica Tomazoni. “As experiências compartilhadas pelos intercambistas e professora de espanhol, bem como os aspectos culturais abrilhantaram a noite, como as músicas apresentadas, a entrega de flores que rememoram o dia de Sant Jordi, assim como as outras ações que ampliaram nossas experiências com a língua estrangeira.