Cultura

Última semana para visitar as exposições sobre o Rio Passo Fundo

10/12/2018

17:39

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo/UPF

Desde agosto, mais de 13 mil pessoas visitaram as exposições no Portal das Linguagens e no Muzar. Público tem até domingo, dia 16 de dezembro, para ver as exposições

Esta é a última semana de visitação das exposições do Projeto Rio Passo Fundo: patrimônio paisagístico, natural, ambiental, histórico-cultural, econômico e político. Abertas ao público desde agosto deste ano, as exposições já receberam mais de 5,5 mil pessoas no Portal das Linguagens, e mais de 8 mil no Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ambos no Campus I da Universidade de Passo Fundo (UPF). Ao todo, foram mais de 13 mil visitantes. 

O público que ainda não visitou as obras tem até domingo, dia 16 de dezembro, para conhecer as exposições. Ao todo, são seis exposições resultado de atividades que iniciaram há quase dois anos e envolveram expedições, ações educativas, visitas a escolas, pesquisa e elaboração de conteúdo. 

O projeto Rio Passo Fundo é desenvolvido pelo Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), com o apoio do Museu Histórico Regional (MHR), do Comitê Rio Passo Fundo, ligados à Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários (VREAC) e do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar), ligado ao Instituto de Ciências Biológicas, e é patrocinado pelo Programa CAIXA de Apoio ao Patrimônio Cultural Brasileiro 2017/2018 da Caixa Econômica Federal.

Sobre as exposições

Patrimônio paisagístico, natural e ambiental
Para apresentar à comunidade o patrimônio paisagístico, natural e ambiental da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo, o Muzar propõe a interação dos visitantes com a exposição. Eles poderão conhecer a área geográfica da Bacia, a biodiversidade correspondente aos ecossistesmas que compõem a região e, ainda, as questões ambientais que envolvem a água – desde a identificação de áreas protegidas na Bacia até os problemas ambientais e sociais que a região apresenta. A fauna e flora ameaçada de extinção também são destacadas na exposição.

Patrimônio histórico-cultural, econômico e político
A exposição do MHR – instalada no Portal das Linguagens – aborda as relações entre os homens, suas ocupações, ressignificações sociais e culturais, as construções identitárias e o espaço físico da Bacia Hidrográfica do Rio Passo Fundo ao longo dos séculos XIX, XX e XXI. Isso é feito por meio de uma abordagem das interfaces entre o patrimônio cultural (material e imaterial) e ambiental, com recursos multimídia para tematizar alguns dos personagens precursores na ocupação desse espaço no século XIX – como Tropeiros, Kaingangs e caboclos – e, também, a memória mais recente de seus moradores, com relatos e fotografias sobre as transformações nas formas de uso que o Rio sofreu ao longo do século XX e XXI.

Arte que aborda a realidade
Além disso, o MAVRS apresenta quatro exposições – também instaladas no Portal das Linguagens – que, por meio do uso da arte, mostram ao visitante o cenário do Rio Passo Fundo. “Só mais um”, “Sons do mundo”, “Água (nossa) imagem líquida” e “Percurso poético do rio: terras, cores e nuances” abordam, por meio da visão artística da professora Ivana Rocha Tissot, da jornalista Fabiana Beltrami e da artista plástica Maria Lucina Bueno, e de outros  professores e acadêmicos do curso de Artes Visuais da FAC/UPF, a questão do lixo em meio ao rio e, ainda, a utilização das tintas naturais – encontradas na região – como alternativa de produção artística.

Visitação
A comunidade pode visitar as exposições no Portal das Linguagens e no Muzar, ambos localizados no Campus I da UPF, durante os turnos manhã e tarde. Informações pelo telefone (54) 3316-8316.