Fundação UPF

Trilha interpretativa marca a inauguração da RPPN UPF para a comunidade

29/03/2019

14:10

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

Atividade acontece no dia 24 de abril, às 14h, com visita ao espaço natural de 32,2 hectares. Comunidade é convidada a participar

Um espaço que conecta as pessoas à natureza. Assim é descrita a Reserva Particular do Patrimônio Natural da Universidade de Passo Fundo (RPPN UPF), uma área natural protegida de 32,2 hectares que congrega diversidade de fauna e flora preservados. Para que mais pessoas possam conhecer e se integrar ao espaço, a Fundação Universidade de Passo Fundo e a Universidade de Passo Fundo realizam a inauguração da RPPN UPF. A comunidade é convidada a conhecer a área protegida no dia 24 de abril, às 14h, no Campus I da UPF.

A recepção será no hall de entrada da Reitoria, no Centro Administrativo. Após, os participantes serão conduzidos à RPPN, onde participarão de uma trilha interpretativa que promove a conexão das pessoas à natureza. A recomendação é que os convidados utilizem roupas e calçados adequados para aproveitar a caminhada em meio ao ambiente natural preservado.

A RPPN UPF

A criação da RPPN UPF nasceu a parir da consciência e do compromisso da FUPF em somar esforços com o poder público e com a sociedade em geral na ampliação de áreas naturais protegidas. A área destinada à RPPN compreende, em sua maior parte, as áreas de preservação permanente (APP) e Reserva Legal (RL) do Centro de Extensão e Pesquisa Agropecuária (Cepagro), protegendo a vegetação natural ao longo do Arroio Miranda e seus afluentes. O processo de criação da RPPN UPF iniciou em 2008 e teve a portaria publicada no Diário Oficial da União do dia 31 de agosto de 2016, data oficial de criação dessa unidade de conservação. O espaço tem sido utilizado como sala de aula verde e já recebeu acadêmicos e professores de diferentes cursos da UPF.