Pesquisa e Inovação

Tradição e tecnologia na roda do mate

12/11/2019

14:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

No sábado (9), a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a PoloSul.org promoveram a segunda edição do Chimatec, um evento criado para fortalecer as tradições gaúchas, fazendo uma associação do chimarrão com tecnologia. 

O evento foi concebido em sua primeira edição pelo Things Hacker Team Passo Fundo, um time de entusiastas da tecnologia da Internet das Coisas que surgiu na capital paulista e que atualmente conta com um grupo de pessoas que movimenta essas discussões sobre tecnologias na nossa região. A segunda edição contou com a organização da Universidade de Passo Fundo e da Polosul.org e teve a participação de mais de 60 pessoas, dentre alunos dos cursos de TI da UPF e de outras instituições de ensino, além de empresários e interessados na área. 

O evento contou com seis palestras envolvendo temas como data science, smart cities, comunidades hacker, chatbot, edge computing e TI voltada a negócios. Além de proporcionar conhecimento compartilhado, a atividade teve sua contribuição social, pois cada participante levou 1kg de alimento não perecível, que será entregue para uma entidade beneficente. Estiveram palestrando os professores da UPF, Dr. Roberto Rabello e Dr. Carlos Holbig, os empresários Fernando Posser e Adriana Da Leve, o professor do IFSUL Elder Bernardi e os profissionais Rodrigo Menon e Herbert Hanel. O evento teve também a participação e a organização do professor e diretor executivo da PoloSul, Eder Pazinatto, e da palestrante Adriana Da Leve, que representou a PoloSul como atual presidente.