Universidade

Todo pet merece carinho

25/06/2019

15:10

Por: Alessandra Pasinato

Fotos: Caroline Simor

UPF lança campanha de tutela responsável, conscientizando a sociedade sobre a importância do cuidado com animais

“Ele não coube na mudança. Ela teve filhotes fofinhos e agora eles são preferidos. Ela já não serve mais para a família. Ele ficou doente e está velho, não consigo pagar as despesas. Eles latem e ficam chorando na porta. O vizinho reclama do barulho. Ele cresceu demais. Vamos viajar e não tem com quem deixar”. Esses são alguns dos motivos banais que levam ao abandono de animais, que, conforme dados da Organização Mundial da Saúde, chegam a cerca de 30 milhões de casos somente no Brasil – destes, 20 milhões são cachorros e 10 milhões são gatos. Em Passo Fundo, os números são proporcionais: milhares de cães errantes estão pelas ruas da cidade passando fome, sede, frio e correndo o risco de atropelamento.

O problema proeminente de animais abandonados levou o Ministério Público a provocar a Universidade de Passo Fundo (UPF) para uma ação conjunta, buscando a conscientização dos tutores a respeito de suas responsabilidades. Mobilizada, a UPF lançou, na manhã desta terça-feira, dia 25 de junho, a campanha de tutela responsável “Todo pet merece carinho”. A iniciativa vem ao encontro da necessidade de informar a comunidade acerca dos cuidados com animais, tanto com pets, como gatos e cachorros, quanto com animais de produção, como equinos, e animais silvestres.

Esforços em prol dos animais

A solenidade de lançamento da campanha contou com a presença do vice-reitor de Graduação, Dr. Edison Alencar Casagranda, que representou a Reitoria e evidenciou a importância de incentivar a consciência no cuidado animal. “A UPF, na medida em que lança uma campanha como essa, trata de uma questão de saúde pública e retrata o perfil do curso de Medicina Veterinária e a preocupação de acadêmicos e docentes no envolvimento com questões da comunidade”, cita ele, considerando fundamental o bem-estar animal. “Aqui na UPF, há um problema de descarte de animais, que são abandonados no Campus. A campanha é um convite à reflexão e à conscientização que envolve o compromisso e a ética dos cidadãos”, aponta.

Propositor da campanha, o diretor da Faculdade de Agronomia e Medicina Veterinária, professor Dr. Eraldo Zanella, enfatiza que o objetivo é levar conhecimento sobre as necessidades dos animais, sejam eles de produção, estimação ou silvestres. “Precisamos saber das necessidades dos animais, oferecer o mínimo possível dentro das cinco liberdades”, comenta ele, citando que o bem-estar animal compreende estar livre de fome e sede; de desconforto; de dor, doença e injúria; ter liberdade para expressar os comportamentos naturais da espécie; e estar livre de medo e de estresse.

Conforme Zanella, o cuidado perpassa o ato de alimentar animais na rua. “A população pensa que alimentar é suficiente, mas não é real. Precisamos de um cuidado com os animais, e é evidente a importância do médico-veterinário, que pode orientar para os cuidados e fazer a avaliação de doenças e patógenos para evitar a transmissão aos humanos”, enfatiza, destacando a importância da prevenção das zoonoses – doenças que são transmitidas de animais para humanos.

A campanha, liderada pela UPF, se deu a partir de um encontro com o promotor Paulo da Silva Cirne, da Promotoria de Justiça Especializada de Passo Fundo, que discorreu sobre a problemática. “Questões envolvendo fauna são de extrema preocupação para a promotoria. Temos problemas com animais domésticos, uma grande quantidade de animais abandonados, em um contexto no qual os tutores não têm a mínima responsabilidade”, diz ele, apontando que atos de abandono são caracterizados como crime, e, mais do que isso, são condutas de desumanidade. “Temos muitos cães abandonados em Passo Fundo. Além disso, temos problemas de maus tratos com equinos e animais silvestres em cativeiros e caçados impiedosamente”, afirma ele, ressaltando o protagonismo da UPF em aderir ao chamado do Ministério Público e abraçar a ideia, criando a campanha e as ações que protegem os animais.

Treinamento prático

Além do lançamento da campanha, o evento contou com uma programação educativa, que abordou temas como zoonoses, cuidados com pets, equinos e animais silvestres. O tema “Panorama das zoonoses” foi abordado pelo professor Dr. Leonardo Alves, que também versou sobre “Cuidados com equinos”. Além desses, outros dois assuntos foram tema de palestras: “Cuidados com cães e gatos”, com o professor Dr. Carlos Eduardo Bortolini e residentes do curso de Medicina Veterinária, e “Cuidados com animais silvestres”, com a professora Dra. Michelli Ataide e equipe do GEAS.

À tarde, a programação seguiu com um treinamento prático de resgate de animais. A prática de resgate de equinos foi ministrada pelo professor Dr. Leonardo Alves; a de resgate de silvestres, pela professora Dra. Michelli Ataide e Moira Oliveira; e o treinamento de resgate de cães e gatos, pelo professor Dr. Renan Idalêncio. A campanha  foi apresentada pelo Núcleo Experimental de Publicidade e Propaganda (Nexpp), responsável pela criação do conceito da campanha. A iniciativa alcança entidades ligadas à proteção animal, o Ministério Público e a Secretaria Municipal de Meio Ambiente.

Galeria de Vídeos