Ensino

Sintonia com o mercado para formar profissionais atualizados e dinâmicos

22/11/2021

16:17

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Carla Vailatti

Curso híbrido em Análise e Desenvolvimento de Sistemas oferece um currículo dinâmico e está com inscrições abertas

Grande empregabilidade, mercado em ascensão e diversidade de ofertas. A área de Análise e Desenvolvimento de Sistemas (ADS) acompanha o dinamismo da atualidade e na UPF, essas características foram incorporadas ao novo curso Híbrido ADS. Com inscrições abertas, aqui, o curso permite mais autonomia ao estudante, oferecendo toda a estrutura da Universidade e a troca de experiências que ultrapassa a sala de aula.

Entre os principais diferenciais dos cursos híbridos, nova modalidade oferecida pela UPF, está flexibilidade de tempo e horário. De acordo com o coordenador do curso, professor Dr. Juliano Tonezer da Silva, a flexibilidade se entrelaça ao contato semanal com o professor, uma vez que o curso conta com uma noite presencial e uma noite on-line, realizada de forma síncrona, ou seja, ao vivo.

Currículo de olho no mercado

O curso apresenta uma matriz curricular atualizada e sincronizada com as tendências do mercado, permitindo ao estudante a vivência em um ambiente de ensino-aprendizagem diferenciado. Mesmo com atividades on-line, oferece também a possibilidade de utilização dos laboratórios, softwares, hardwares e todo o conhecimento disponível na Universidade.

Para o coordenador, o ADS híbrido da UPF capacitará o estudante de forma plena e inovadora, por meio do uso de metodologias ativas de ensino, estudo de casos práticos e relacionados com o dia a dia das empresas, buscando uma formação interdisciplinar e integral. “Ele vai aprender a fazer a análise, o projeto e o desenvolvimento de sistemas de software que solucionam problemas do mundo real, condizentes com as necessidades do cliente. Isso, a partir do aprendizado das técnicas de programação, dos princípios e ferramentas da engenharia de software, das linguagens de programação e banco de dados”, salienta.

Silva ressalta que o formato híbrido proporciona tempo disponível para realizar atividades extracurriculares, projetos de pesquisa e a inovação, colocada em prática por meio de novas empresas.

Autonomia e qualidade na formação

Ao encontrar um currículo mais dinâmico e flexível, o estudante tem condições de construir a sua formação direcionada para o seu tempo e para os seus interesses. 

Conforme o professor, no curso híbrido em Análise e Desenvolvimento de Sistemas, o acadêmico terá autonomia, mas com orientação. Autonomia, mas contando com o ambiente da Universidade e a interação com o Campus. Autonomia com a possibilidade de integração com colegas de diferentes regiões. “O estudante vai estar preparado para este mercado de trabalho em forte expansão, com enorme demanda por profissionais. Além disso, é uma graduação de curta duração. Em apenas três anos estará formado”, pontua, lembrando que o curso disponibiliza uma certificação intermediária de Programador de Sistemas de Computador.