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Serviço de Teleatendimento ultrapassa 17 mil monitoramentos

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Arquivo

Canal de orientação e monitoramento da Covid-19 completa oito meses de funcionamento

O Serviço de Teleatendimento, realizado em parceria entre a Universidade de Passo Fundo (UPF) e a Prefeitura de Passo Fundo, já monitorou cerca de 17,6 mil pacientes com sintomas de Covid-19. O Serviço atua como um canal de orientação, esclarecimento de dúvidas, monitoramento de sintomas e apoio psicológico relacionados à pandemia de coronavírus. O trabalho, que iniciou em março, completa oito meses de atendimento. Além do monitoramento, o Serviço atendeu mais de 7,7 mil pessoas, que buscaram orientações e atendimento psicológico neste período.

O Serviço conta com uma equipe de estudantes e professores de cursos da área da saúde, além de encaminhamento para os profissionais da rede de saúde do município. Entre as principais demandas atendidas estão o esclarecimento de dúvidas e orientações a respeito da Covid-19, monitoramento de pessoas com sintomas da doença e apoio psicológico. “O Serviço é uma proposta de acolhimento, orientação e encaminhamento para todas as pessoas que tenham sintomas de Covid ou dúvidas sobre a doença. É uma forma prática de auxiliar a comunidade, sem que as pessoas precisem sair de casa, porque funciona pelo telefone”, destaca a coordenadora do Serviço de Teleatendimento, professora Me. Sandra Vanini. 

No início dos trabalhos, o Serviço chegou a receber mais de 100 ligações por dia. Hoje, a procura é menor, mas a professora Sandra ressalta que a pandemia ainda não terminou. “No início, a demanda era maior, porque as pessoas tinham menos esclarecimentos. Agora, as pessoas estão mais esclarecidas, já têm mais clareza de onde se direcionar, as orientações já foram disseminadas. No entanto, a população não pode ficar despreocupada com a questão da Covid. Precisamos ficar atentos. O teleatendimento contribui e tem um impacto grande nesta pandemia no município. Ele agiliza o atendimento, as orientações e facilita o acesso da população às questões da Covid”, ressalta Sandra.

Como acessar o Serviço?
As ligações podem ser feitas de segunda a sexta-feira, das 8h às 20h e aos sábados das 9h às 19h. O telefone para contato é (54) 3316-8595.

Quando você pode ligar para o Serviço de Teleatendimento?
- Se você tem dúvidas sobre sinais e sintomas da Covid-19;
- Se você não sabe qual local procurar para atendimento em casos de sintomas da Covid-19;
- Se está ansioso ou nervoso por ter que permanecer em casa devido à Covid-19;
- Se está com medo;
- Se precisa acompanhamento diário por telefone;
- Se está preocupado com cuidados de prevenção para o enfrentamento da Covid-19;
- Se você tem funcionários e quer proporcionar um apoio neste momento, ou precisa de orientações para os mesmos;
- Se é profissional da saúde e precisa tirar dúvidas ou expressar seus sentimentos frente à pandemia da Covid-19;
- Se tem dúvidas sobre isolamento ou medidas que devem ser adotadas para limpeza em relação a Covid-19;
- Se tem dúvidas de como você pode contrair o vírus.