Universidade

Serviço de teleatendimento oferece orientações, esclarecimentos e apoio psicológico

30/03/2020

15:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Leonardo Andreoli

Parceria entre a UPF e a Prefeitura de Passo Fundo possibilita o atendimento à comunidade nas mais diferentes questões relacionadas a Covid-19

Dúvidas sobre sinais ou sintomas da Covid-19, apoio psicológico em caso de medo e ansiedade sobre a situação que o país está vivendo e orientações quanto aos cuidados com a higiene dentro e fora de casa estão entre algumas das questões atendidas pelo serviço de teleatendimento prestado pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e pela Prefeitura de Passo Fundo. Todos os dias, das 7h às 22h uma equipe multiprofissional está à disposição da comunidade para atender a todas as ligações relacionadas à pandemia da Covid-19 que podem ser feitas pelo telefone 54 3316-8595.

Entre os profissionais que atuam no serviço estão professores e estudantes dos cursos de Medicina, Enfermagem, Fisioterapia Psicologia e Farmácia, que buscam fornecer as mais diversas informações à população. Entre as principais atuações do serviço está a orientação a pessoas que apresentem sintomas da doença. “Quem estiver com quadro clínico da doença não deve sair de casa e pode ligar para o serviço. Nós fazemos uma avaliação e orientamos sobre as melhores medidas a serem tomadas. Em casos em que é necessário manter o isolamento domiciliar, é feito um acompanhamento por telefone. E em caso de necessidade de atendimento hospitalar, nós faremos esse encaminhamento”, explicou a professora Me. Sandra Vanini.

O atendimento tem o suporte da Secretaria de Saúde do município e está de acordo com a Portaria nº 356 do Ministério da Educação, publicada na sexta-feira (20), que autoriza a atuação de alunos dos cursos da área de saúde no combate à pandemia da Covid-19.

A iniciativa também faz parte das ações da UPF Solidária, que se dedica ao planejamento e execução de estratégias voltadas ao desenvolvimento de valores como voluntariado e solidariedade, dando ênfase a atividades junto à comunidade, visando a formação de sujeitos conscientes e ativos socialmente.

Quando você pode ligar para o serviço de teleatendimento:
- Se você tem dúvidas sobre sinais e sintomas da Covid-19;
- Se você não sabe qual local procurar para atendimento em casos de sintomas da Covid-19;
- Se está ansioso ou nervoso por ter que permanecer em casa devido a Covid-19;
- Se está com medo;
- Se precisa acompanhamento diário por telefone;
- Se está preocupado com cuidados de prevenção para o enfrentamento da Covid-19;
- Se você tem funcionários e quer proporcionar um apoio neste momento, ou precisa de orientações para os mesmos;
- Se é profissional da saúde e precisa tirar dúvidas ou expressar seus sentimentos frente à pandemia da Covid-19;
- Se tem dúvidas sobre isolamento ou medidas que devem ser adotadas para limpeza em relação a Covid-19;
- Se tem dúvidas de como você pode contrair o vírus.

Serviço
Quando você pode acessar o serviço:
diariamente
Horário: das 7h às 22h
Contato: 3316-8595 ou 99667 6279