Ensino

“Segredos e virtudes das plantas para a saúde integral” marca abertura de eventos sobre plantas bioativas

22/09/2021

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A manhã desta quarta-feira, 22 de setembro, foi marcada pelo início das atividades da 15ª Reunião Técnica Estadual de Plantas Bioativas, do VI Seminário Regional de Plantas Bioativas e Homeopatia e da III Jornada Sul Brasileira de Pesquisa em Plantas Medicinais e Homeopatia. Realizados pela Universidade de Passo Fundo (UPF) e por outras instituições, os eventos acontecem de forma on-line e objetivam oportunizar um espaço de troca de conhecimento, saberes, pesquisas e experiências sobre plantas bioativas e homeopatia na saúde humana, vegetal e animal.

A abertura oficial contou com a participação de representantes das entidades organizadoras. Pela UPF, esteve presente o vice-reitor de Pesquisa, Pós-Graduação, Extensão e Assuntos Comunitários, Dr. Rogerio da Silva, que destacou o trabalho das diversas instituições promotoras, bem como de alunos, professores e pesquisadores dos eventos que, para o professor, são um sucesso.  

A Reunião, o Seminário e a Jornada começaram com a palestra “Segredos e virtudes das plantas na promoção da saúde integral”, ministrada pelo engenheiro agronômo Lin Chau Ming (UNESP – Botucatu/SP). Em sua fala, ele abordou o conceito de saúde integral que a Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1946, definiu como um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas como a ausência de doença ou enfermidade.

Nesse contexto, o profissional enfatizou que pensar em saúde é pensar em um todo. “Para termos saúde integral, precisamos envolver vários aspectos da vida de uma pessoa e da sociedade”, disse Chau Ming, mencionando que as plantas medicinais, as quais se enquadram nas plantas bioativas, têm um enfoque não somente humano, mas também podem ser utilizadas em um âmbito maior.

Ainda, o palestrante citou que a saúde integral das pessoas e da comunidade, por meio do uso de plantas, está fortemente ligada as características socioculturais locais. 

Programação
As atividades seguem durante à tarde com palestras e oficinas. Os eventos serão realizados até esta sexta-feira (24), sendo organizados pela UPF através do Instituto de Ciências Biológicas (ICB), por intermédio do Museu Zoobotânico Augusto Ruschi (Muzar) e do curso de Farmácia.

 Mais informações podem ser obtidas AQUI.