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Salas Temáticas 2019: “Gestão participativa no trabalho pedagógico”

24/04/2019

18:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Atividades ocorrerão durante todo o ano e envolverão professores e gestores da área da educação da região de Passo Fundo

As Salas Temáticas da Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF) visam à formação continuada de professores e gestores da educação básica da região de Passo Fundo, que tenham interesse em políticas e gestão na educação. A atividade está em sua 4ª edição e é promovida pelo Grupo de Pesquisa e Extensão e Políticas e Gestão da Educação (GPEPGE) e pelo Centro Regional de Educação (CRE) da Faed. Em 2019, o tema central é “Gestão participativa no trabalho pedagógico”. O primeiro encontro foi realizado nesta quarta-feira, 24 de abril, no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac), campus I da UPF.

Nas últimas três edições, mais de 2 mil professores já participaram da formação.  Os encontros são abertos para professores, coordenadores pedagógicos, diretores, secretários e assessores das Secretarias Municipais, equipes pedagógicas das Coordenadorias Regionais de Educação, acadêmicos e professores das licenciaturas e da pós-graduação, entre outros. As reuniões são mensais e a carga horária é de 40 horas. “As Salas Temáticas oportunizam espaço para o diálogo. Os participantes problematizam, discutem os problemas vividos e avaliam sobre o projeto pedagógico”, ressaltou a coordenadora do GPEPGE, professora Dra. Eliara Zavieruka Levinski.

O tema central deste ano foi definido em conjunto com os participantes da edição anterior. “Surgiu o desejo de discutir os fundamentos teóricos e as metodologias no campo da gestão participativa do trabalho pedagógico, ou seja, como esse trabalho pedagógico da escola se constitui para resultar na política assumida pela instituição”, revelou Eliara.

Cada encontro das Salas Temáticas terá um subtema. As temáticas serão definidas em conjunto, mas o grupo já tem alguns referenciais. “Um dos assuntos será a forma como chegam as políticas nas escolas, como são interpretadas, apreciadas e executadas. Neste momento, por exemplo, as escolas recebem as políticas em relação ao currículo, como a BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e o referencial curricular gaúcho, políticas que serão implementadas em 2020”, comentou a coordenadora do GPEPGE.

Os gestores que participam das Salas Temáticas enfatizam as contribuições da formação continuada. “As Salas Temáticas são extremamente importantes, porque há falta de formação direcionada aos gestores das escolas. Ajudamos a formar os professores nas nossas escolas, mas quem forma os gestores? Encontramos nas Salas Temáticas diferentes municípios e situações, mas com problemas semelhantes. Assim, trocamos experiências e achamos alternativas para enfrentar as dificuldades”, destacou a professora Viviane Fátima Lima do Prado, diretora da Escola de Educação Infantil de Passo Fundo, Estrela da Manhã.

No primeiro encontro, participaram professores e gestores de Camargo, Charrua, Coxilha, Estação, Guaporé, Ipiranga do Sul, Lagoa dos Três Cantos, Passo Fundo, São João da Urtiga, Soledade e Tapera.

Contribuição na educação básica
As Salas Temáticas contribuem para a melhoria da qualidade da educação básica na região. Muitas vezes, a Universidade é também solicitada para auxiliar na construção de soluções para as demandas educacionais das secretarias municipais. “Colaboramos em algumas dimensões para que o projeto educativo da região tenha mais impacto nos indicadores de qualidade de gestão da educação básica, que tem como finalidade contribuir com a aprendizagem das crianças. Não se faz gestão, se não em nome da qualidade da aprendizagem”, enfatizou Eliara.

Descentralização das Salas Temáticas e criação de caderno pedagógico
Além de contribuir com os profissionais que já estão no mercado de trabalho, uma das novidades, neste ano, é o direcionamento para outro público: os acadêmicos das licenciaturas. As Salas Temáticas também passarão a atuar na formação desse público. Os encontros destinados aos licenciandos, especialmente para os de Pedagogia, ocorrerão nos campi da UPF, a partir de maio. “As novas diretrizes de formação inicial para os professores exigem que os acadêmicos tenham estudos nos cursos sobre as políticas e gestão da educação e da escola. Eles já possuem uma disciplina direcionada para isso, mas as Salas Temáticas ajudam os futuros professores a pensarem mais pontualmente sobre questões que podem impactar na vida profissional deles no campo da gestão. Essa é uma ação de descentralização das salas temáticas”, informou a professora Eliara.

Outro projeto das Salas Temáticas é organizar um caderno pedagógico, material que poderá ser utilizado como base para os profissionais que atuam na gestão escolar. “Pretendemos organizar um caderno pedagógico com artigos elaborados pelo GPEPGE, a partir do diálogo que tivemos sobre importantes temas, que estará à disposição da educação básica, podendo ser utilizado em reuniões de formação no campo das políticas e gestão”, revelou a coordenadora do GPEPGE.

Informações sobre como participar das Salas Temáticas podem ser obtidas pelo e-mail cre@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8296.

Confira a data dos próximos encontros:
- 22/05
- 26/06
- 21/08
- 25/09
- 23/10
- 13/11