Ensino

Saiba quais são os alimentos da safra de agosto

30/07/2021

11:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Banco de imagens

Todos os meses, com base em dados do Ministério da Saúde e da Tabela Brasileira de Alimentos, entre outras referências, a equipe do curso de Nutrição da UPF divulga a relação de alimentos da safra. Para agosto, os destaques são as frutas caju, laranja lima e tangerina murcott e as hortaliças cebola, alho e couve manteiga. Para acessar as dicas de receitas, acesse aqui.

Propriedades

Caju: fruto típico do cerrado e de importância socioeconômica local, a polpa da fruta apresenta baixo valor calórico e é uma excelente fonte de vitamina C. Auxilia na absorção de ferro e é rica em potássio, fósforo e magnésio.

Laranja lima: das variedades da fruta é a que apresenta menos acidez. Rica em vitamina C e A, além dos minerais como cobre, cálcio e potássio. 

Tangerina murcott: conhecidas por aqui como bergamotas, elas são ricas em vitamina C e A, além de cálcio, fósforo e potássio.

Alho: utilizado em praticamente todo o Brasil, o tempero ou condimento é versátil e rico em potássio, cálcio, magnésio, selênio e ácido fólico. Além disso, conta com vitaminas como C, B6 e B1.

Cebola: uma das plantas mais cultivadas no mundo, a hortaliça é rica em vitaminas do complexo B.

Couve manteiga: apresenta um elevado teor de fibras, ferro, vitaminas C e A, além de ácido fólico, fósforo, magnésio e cálcio.