Pesquisa e Inovação

Revista internacional aponta professor da UPF entre os top 5 pesquisadores

05/08/2022

09:44

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Docente do curso de Odontologia e do PPGOdonto, Dr. Matheus Albino Souza figura entre os maiores pesquisadores na área de terapia fotodinâmica

Um artigo recentemente publicado na revista Photodiagnosis and Photodynamic Therapy, um dos mais importantes periódicos do mundo sobre o tema, realizou uma revisão sistemática da literatura, com o objetivo de investigar métricas de publicação e tendências de pesquisa relacionadas à terapia fotodinâmica. De acordo com os resultados, o professor Dr. Matheus Albino Souza, docente do curso de Odontologia e do Programa de Pós-Graduação em Odontologia (PPGOdonto) da Universidade de Passo Fundo (UPF), figura no ranking Top 5 de pesquisadores ao redor do mundo que mais publicam estudos sobre a terapia fotodinâmica em Endodontia, ao lado de grandes pesquisadores internacionais. 

O professor Matheus explica que a terapia fotodinâmica é um tratamento adjuvante em odontologia, significativamente utilizado no tratamento dos canais radiculares. Seu objetivo é inativar microrganismos através de uma reação oxidativa produzida pela irradiação de um agente fotossensibilizante, trazendo maior efetividade e previsibilidade da desinfecção dos canais radiculares. 

Para o docente, além deste reconhecimento, cabe ressaltar que a UPF figura no ranking Top 10 de instituições mais produtivas ao redor do mundo, no que diz respeito às publicações de terapia fotodinâmica em Endodontia. Tais resultados, segundo ele, reforçam a importância da pesquisa na formação dos alunos, sempre associada ao ensino de excelência, além de consolidar a pesquisa como uma marca expressiva da Universidade de Passo Fundo. “Esta referência é fruto de muito empenho e dedicação à pesquisa nos últimos 10 anos. É um trabalho coletivo, envolvendo professores e alunos nos mais diferentes níveis de formação, desde a graduação até o doutorado, além de parcerias da nossa faculdade com institutos da própria universidade e de universidades externas. Ficamos muito felizes quanto a esta publicação, o que enaltece o trabalho de pesquisa que temos desenvolvido e fortalecido ao longo dos anos em nossa instituição”, salienta o professor.