Ensino

UPF participa de reunião com o Vice-Consulado de Portugal

14/06/2021

17:12

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

A Universidade de Passo Fundo (UPF) foi representada pela Dra. Luciane Sturm, coordenadora da Assessoria Internacional, em reunião virtual com o Vice-Consulado de Portugal, que contou com a presença da Dra. Filipa Mendonça, vice-consulesa em Porto Alegre. O encontro on-line ocorreu nesta segunda-feira, 14 de junho.

O evento foi organizado pelo GT de Internacionalização do Consórcio das Universidades Comunitárias Gaúchas (Comung), do qual a UPF faz parte, e teve como objetivo apresentar ao órgão português as Instituições vinculadas ao Comung, bem como confirmar os interesses em ampliar e consolidar parcerias em nível de graduação e de pós-graduação.

A reunião foi coordenada pelo reitor da Universidade de Caxias do Sul e atual presidente do Comung, Evaldo Antonio Kuiava, que apresentou o Consórcio enfatizando as potencialidades das IES e reforçando as intenções de aproximação acadêmico-científica com Portugal. Também os assessores internacionais e demais representantes puderam apresentar a sua Instituição, saudando a vice-consulesa.

Filipa falou sobre sua vinda recente para o Vice-Consulado de Porto Alegre, manifestando sua disposição em mediar as relações entre as Instituições de Ensino Superior (IES) do Comung e as de Portugal, sempre que possível. As IES de Portugal são as mais são procuradas pelos estudantes da UPF para realização de mobilidade acadêmica, bem como pelos professores da Instituição que buscam nas IES portuguesas parcerias para o desenvolvimento de pesquisas e estudos colaborativos.

Atualmente, a UPF conta com convênios ativos em 12 IES daquele país. São elas: Instituto Politécnico de Castelo Branco, Instituto Politécnico de Portalegre, Instituto Universitário de Lisboa, Universidade Aberta, Universidade Atlântica, Universidade da Beira Interior, Universidade de Coimbra, Universidade de Lisboa, Universidade de Trás-os-Montes e Alto Douro, Universidade do Algarve, Universidade do Minho e Universidade do Porto.

Para saber mais sobre as oportunidades de intercâmbio oferecidas pela UPF, acesse AQUI. Também siga o Facebook e o perfil @ai.upf da Assessoria Internacional no Instagram.