Extensão

Reunião do Fórum da Mobilidade Urbana ocorre na Escola Fredolino Chimango

17/08/2018

16:01

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Fórum de Mobilidade Urbana e Educação é uma das ações do projeto Circulando Cidadania, vinculado ao Programa UniverCidade Educadora, da Vice-Reitoria de Extensão e Assuntos Comunitários da Universidade de Passo Fundo (VREAC/UPF). Como forma de integrar cada vez mais a comunidade, a equipe de coordenação promove reuniões nas escolas municipais. Na quarta-feira, 15 de agosto, o encontro ocorreu na Escola Municipal de Ensino Fundamental Fredolino Chimango, no bairro Jaboticabal.

Segundo o professor Dr. Marcio Tascheto da Silva, o tema central foi a construção da Semana do Trânsito, que ocorrerá de 18 a 25 de setembro. O encontro também teve como pautas a realização das atividades do Fórum, o Seminário da APACE – que este ano terá o tema “Por uma cidade acessível e educadora” – e a construção de uma proposta de formação itinerante ligando o Fórum às escolas. Participaram dessa edição, além da UPF, a Polícia Rodoviária Federal, a Guarda Municipal de Trânsito, a Coleurb, a APACE, a Agenda 21 e a Autotec.

De acordo com Silva, a grande ideia desse encontro foi a construção da proposta de Bairro Escola no Jaboticabal, mobilizando as potencialidades do local com relação ao que ele pode contribuir para a formação educativa dos seus moradores. O objetivo de realizar os encontros nas escolas é, justamente, a mobilização da comunidade escolar. “A ideia é que possamos trabalhar a perspectiva de que, ocupando os espaços da cidade, possamos mobilizar a comunidade para o debate. Sempre temos uma formação, relacionando mobilidade e educação, e, além disso, trabalhamos pautas pontuais, como a Semana do Trânsito. Assim, envolvemos também os alunos em questões importantes do seu dia a dia”, destacou, lembrando que a próxima reunião ocorre no dia 11 de setembro, às 8h30min, na Escola Municipal Eloy Pinheiro Machado, no loteamento Leonardo Ilha.

O professor lembra, ainda, que o grupo voltará a diversas escolas para debater temas ligados à educação no trânsito e à sustentabilidade.