Visitas institucionais

Reitoria recebe visita de professor de universidade canadense

18/02/2020

15:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Caroline Simor

UPF desenvolve projeto junto com Universidade de Calgary, a qual o Dr. Anthony Schryvers está ligado, e a UFSM, para o desenvolvimento de vacinas preventivas às doenças respiratórias de bovinos e suínos

A reitora da Universidade de Passo Fundo (UPF), Dra. Bernadete Maria Dalmolin, recebeu, na tarde desta terça-feira, 18 de fevereiro, a visita do professor da Universidade de Calgary, Canadá, Dr. Anthony Schryvers. O docente está na Instituição em virtude do projeto internacional de mobilidade de formação de doutores chamado “Desenvolvimento e avaliação de novas vacinas contra bactérias que acometem animais de produção”, que está em fase de conclusão através do trabalho conjunto da UPF, da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) e da Universidade de Calgary.

O projeto Capes envolvendo as três instituições de ensino foi aprovado em 2017. Segundo o líder dele na UPF, professor Dr. Rafael Frandoloso, dentro do projeto são desenvolvidas vacinas para prevenir doenças respiratórias de bovinos e suínos. “No Brasil, o tocante de bovinos ficou a cargo da UFSM, e o tocante de suínos, a cargo da UPF. O projeto ainda prevê a formação internacional de doutores, com brasileiros no Canadá e canadenses no Brasil, além da mobilidade dos pesquisadores envolvidos nas atividades”, comenta.   

Em sua passagem, na manhã desta terça-feira (18), Schryvers também ministrou uma palestra para os acadêmicos dos cursos de Medicina e Medicina Veterinária sobre o tema do projeto. Ele ainda deve participar de outras ações, como uma discussão sobre uma patente de vacina internacional para uma doença respiratória de suínos, desenvolvida entre UPF e as Universidades de Calgary, de Leon e de Toronto. Além disso, serão alinhados novos projetos que contemplam o Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação (PPGBioexp) da UPF e o grupo do professor em Calgary, bem como ocorrerá uma visita à Faculdade de Medicina para verificar a possibilidade de estreitar um convênio com a instituição canadense.

A visita contou com a presença do presidente da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), Me. Luiz Fernando Pereira Neto, do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, e do coordenador do PPGBioexp, Dr. Luiz Carlos Kreutz.