Geral

Reforma do Ensino Médio: Professores de Passo Fundo e região participam de debate

15/08/2018

18:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Gelsoli Casagrande

Faculdade de Educação da UPF promoveu atividade nesta quarta-feira, 15 de agosto

Professores do Ensino Médio, representando escolas de Passo Fundo e região, participaram de uma sessão de discussão sobre a Reforma do Ensino Médio e seus desdobramentos. A atividade, realizada na tarde desta quarta-feira, 15 de agosto, foi promovida pela Faculdade de Educação da Universidade de Passo Fundo (Faed/UPF), no auditório da Faed.

A ausência de debates calcados nas realidades peculiares das escolas, com informações complexas e desencontradas sobre a lei da Reforma do Ensino Médio, que é um dos maiores pontos de tensão das pautas atuais no campo educacional, estão entre as razões que motivaram a promoção do debate na UPF. “Até que ponto a Reforma nos ajudará a fornecer instrumentos para que estes jovens façam escolhas que apontem possibilidades futuras. A Reforma não atinge só as escolas, mas toda a sociedade. É tarefa dos fóruns de educação pensar coletivamente de que forma atuar neste contexto atual. A ideia deste debate é trazer o cenário da Reforma, a sua gênese, polêmicas e desdobramentos, além de apresentar os nossos problemas”, declarou a diretora da Faed, professora Dra. Adriana Dickel.

O vice-reitor de Graduação da UPF, professor Dr. Edison Alencar Casagranda, participou do evento e discursou sobre a importância da realização do debate. Além disso, também deu as boas-vindas ao público de Passo Fundo e de vários municípios da região, que vieram contribuir com a discussão.

Durante o evento, foram realizadas exposições para posicionar o debate, delinear o contexto do tema e os movimentos que se desdobram da aprovação da Lei 13.415, de 16 de fevereiro de 2017, conversão da Medida Provisória nº 746, de 2016, que ficou conhecida como Reforma do Ensino Médio. Essa exposição foi feita pela professora Dra. Rosimar Siqueira Esquinsani, pelo professor Dr. Márcio Luís Marangon, ambos também professores da educação básica, e pelo mestrando na linha de Políticas Educacionais do Programa de Pós-Graduação em Educação (PPGEdu/UPF), Junior Centenaro.

Representantes de instituições presentes foram convidados a expor como e o que o coletivo tem analisado em relação à Reforma, as tensões que são reconhecidas e as medidas que estão em curso no sentido de implementação desse projeto. Também foram elaboradas algumas propostas de encaminhamento que visem qualificar os debates junto às escolas, suas respectivas comunidades e à UPF, e ações a serem tomadas em relação a essas medidas que estão sendo veiculadas e prestes a serem aprovadas junto a distintas instâncias de decisão. 

Galeria de Vídeos