Ensino

Qual a melhor idade para realizar o seu sonho?

12/01/2023

16:20

Por: Tainá Binelo | Assessoria de Imprensa UPF

Fotos: Carla Vailatti e Tainá Binelo

Aos 71 anos, Vanda Telles é formanda em Design de Moda pela UPF

Em 2019, contamos a história de Vanda Nadir Telles, 69 anos, candidata de idade mais avançada a realizar o Vestibular de Verão 2020 da Universidade de Passo Fundo (UPF) e celebramos a sua matrícula no curso de Design de Moda. Quando ela vivenciou seus primeiros dias de aula, nós também estávamos por lá. Assim como no desfile que, com o tema “Espaços Urbanos”, marcou a conclusão da sua trajetória acadêmica no curso. Agora, com 71 anos, ela finaliza a etapa com muito orgulho. 

Aposentada como costureira, Vanda sempre teve o sonho de cursar o ensino superior e aprimorar os seus conhecimentos, mas, por ter se casado muito jovem, acabou deixando esse desejo de lado. “Na época eu não conseguia conciliar família, filhos e estudo. Mas, quando comecei a graduação, pensei que era hora de me priorizar um pouco e fazer o que eu sempre quis. Como já sabia muito da prática, por aqui pude aprender a teoria que faltava”, aponta a formanda.

E tudo saiu como ela sempre quis: além de descobrir mais sobre corte, costura, história da moda e suas teorias, Vanda encontrou no curso grandes parceiros de trajetória. “Se não fosse a união da nossa turma eu nunca conseguiria chegar até aqui. Eles nunca me colocaram para baixo, me chamaram de senhora ou deixaram de cobrar algo que precisava ser cobrado. Não foram eles que foram até mim, eu que fui até eles, voltei muitos anos, e, mesmo assim, conseguimos trabalhar muito bem juntos”, aponta a marauense que também agradece o auxílio dos professores.

Instituição de ensino onde Vanda viu suas filhas se formarem, a UPF foi a primeira opção para que ela também realizasse a sua graduação. “Sempre conheci e soube da qualidade que a Universidade tem. No começo fiquei um pouco receosa, tive que ter aulas de computação por causa da pandemia, mas nada me fez desistir. E que bom! Minha família foi meu apoio, me ajudaram e estiveram comigo quando precisei. Dá medo? Sim. Mas, temos que ter força de vontade e dizer "isso eu estou fazendo por mim, cheguei até aqui, vou em frente". Agora, vou sentir tanta falta de estar na sala de aula, dos colegas, até da trajetória até a faculdade. Confesso que não estou tão ansiosa para a formatura, não”, finalizou aos risos.

Apresentação dos modelos de Vanda no desfile final do curso


Estude na UPF


Também quer iniciar sua trajetória na Universidade de Passo Fundo? O processo seletivo para 2023/1 segue aberto. Com opções de cursos presenciais e na modalidade híbrida, os estudantes podem escolher duas formas para ingressar na Instituição: prova on-line ou nota da redação do Enem.

Além disso, os futuros acadêmicos também podem optar por um dos campi, localizados em Carazinho, Casca, Lagoa Vermelha, Sarandi e Soledade. Saiba mais sobre o Vestibular de Verão clicando AQUI. Em caso de dúvidas, entre em contato pelo e-mail vestibular@upf.br ou pelo telefone (54) 3316-8220.