Integrado

Programas de iniciação científica e de extensão são apresentados para estudantes do Integrado

06/03/2019

11:24

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Mesmo antes da graduação, a Universidade de Passo Fundo (UPF) oferece diversas oportunidades de vivência para os estudantes do Centro de Ensino Médio Integrado (Integrado UPF). Com esse objetivo, no dia 28 de fevereiro, eles foram apresentados ao Programa Institucional de Iniciação Científica e Extensionista (Pibic/Paidex Jr.). A atividade contou com a presença do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, professor Dr. Antônio Thomé, do diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, da coordenadora da Divisão de Extensão, professora Dra. Adriana Bragagnolo, além de bolsistas dos programas.

De acordo com os organizadores, o encontro ocorreu para dar início ao processo de seleção de bolsistas para o Pibic/Paidex Jr. para o ano de 2019. O Programa visa possibilitar a participação de estudantes do Ensino Médio do Centro de Ensino Médio Integrado UPF em projetos e programas de pesquisa e extensão da UPF, contribuindo na formação dos estudantes selecionados. 

Para o vice-reitor, professor Dr. Antônio Thomé, o programa PIBIC Jr é um programa que visa inserir estudantes dos segundos e terceiros anos do Integrado em projetos de pesquisa da UPF. “Este é um grande diferencial para esses estudantes, que podem, ainda em nível pré-universitário, entrar em contato com importantes projetos de pesquisa e com pesquisadores de grande experiência. Eles terão uma interação muito forte com estudantes de graduação, mestrado, doutorado, e, em alguns casos, até com pós-doutores, o que trará um grande ganho de conhecimento e amadurecimento na área escolhida”, frisou. 

De acordo com Thomé, o Programa é muito importante para uma formação completa e segura. “Ele vai auxiliar os estudantes de nível médio na definição da profissão em que pretendem atuar e na expansão de conhecimento e aprendizado de determinada área. Além, naturalmente, de aprenderem, de maneira prática, a aplicação do método científico”, pontuou.

O diretor do Integrado, professor Jonir Dalbosco, reafirma a manifestação do vice-reitor e considera que os programas vão além da oferta de um diferencial. “Essa é uma oportunidade de inserir nossos alunos dos segundos e terceiros anos na pesquisa e na extensão, no convívio com alunos graduandos, mestrandos e doutorandos e com os professores que coordenam os projetos de extensão e os programas de pesquisa. São saberes de diferentes áreas e níveis compartilhados através de contatos semanais e que promovam novas experiências”, destacou, ressaltando que essa convivência traz não apenas a preparação para o ingresso no ensino superior, mas a possibilidade de vivenciar, ainda no ensino médio, o conhecimento dos diversos cursos oferecidos pela Universidade, facilitando o processo de decisão e escolha profissional.

A atividade contou com apresentação de relatos de experiências dos bolsistas Pibic/Paidex Jr Alberto Rebonatto Neto, Marina Rosset Fernandes, Rafael  Chamberlain e Caio  Fernando de Andrade Buss.

Também estiveram presentes representantes das equipes da Divisão de Pesquisa e Divisão de Extensão Renata Reschke do Nascimento, Lisia R. Godinho, Suéllin E. Rodrigues e Marisa Eichelberger.