Ensino

Processo político de 2016 é tema da XX Semana Acadêmica de História

18/09/2018

16:11

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Camila Guedes

Evento, que iniciou na noite dessa segunda-feira, dia 17 de setembro, se propõe a analisar e a compreender o processo político de 2016 no Brasil

O curso de História da Universidade de Passo Fundo (UPF) deu início, na noite dessa segunda-feira, dia 17 de setembro, no auditório da Biblioteca Central, Campus I, à XX Semana Acadêmica de História. Promovido em parceria com o Diretório Central de Estudantes (DCE), o evento tem como tema desta edição “2016 e o contexto histórico, político e constitucional”, com a proposta de analisar e compreender o processo político de 2016 no Brasil. A abertura da Semana contou com a presença do professor da Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) Dr. Diorge Alceno Konrad, que falou sobre o tema central do evento, mediado pela professora da UPF e coordenadora da atividade, Dra. Ana Luiza Setti Reckziegel.

De acordo com Ana Luiza, o tema da Semana Acadêmica partiu de uma inquietação expressada por todos os acadêmicos do curso no sentido de discutir se o impeachment da presidente Dilma, ocorrido em 2016, foi ou não um golpe. “Esse tema vem ao encontro dessa inquietação.  Chamamos três especialistas no tema e esperamos chegar ao final com pelo menos considerações que nos permitam elaborar um quadro político, cultural, social e econômico de todas as variáveis que levaram à queda da presidente”, explicou a professora, que destacou que, para debater o tema, foram convidados profissionais de diferentes áreas. “A política é tudo, não são só os partidos, os governos. Todas as decisões tomadas no âmbito da sociedade, da cultura e da própria economia são decisões políticas. A instância da política é na verdade onde tudo se decide”, completou. 

O acadêmico do curso e representante do DCE, Bruno Almeida, ressaltou que o tema surgiu principalmente pelo fato de o país viver um período de eleição em que se debate muito a contextualização dessa eleição com o processo que ocorreu em 2016. “Dentro da História, a gente procura analisar esses processos políticos e a sua conclusão. E a gente viu que o Brasil inteiro parou em 2016, uma parte da população dizia que havia ocorrido um golpe, a outra dizia que não, e foi nesse viés que a gente tentou formular a Semana Acadêmica, com o objetivo de tentar sanar essa dúvida: foi ou não foi. E a partir da perspectiva dos dois pontos, entender as medidas, como isso aconteceu, o processo jurídico, o processo histórico que se estabeleceu. A gente tentou a partir desses pontos para chegar na história do Brasil recente”, pontuou. 

Programação
A programação da XX Semana Acadêmica de História se estende até a quarta-feira, dia 19. Nesta terça, 18, a convidada é a professora da UFRGS Dra. Natália Pietra Mendes, que falará sobre o tema “Mulheres e o processo político de 2016”, com mediação da professora da UPF Dra. Patrícia Ketzer. Já na quarta-feira, o tema em debate será “Análise jurídico-política de 2016 do Brasil”, com a presença da professora do curso de Direito da UPF, Dra. Gabriela Werner Oliveira, e do também professor da Instituição, Dr. Felipe Abal. Todas as atividades ocorrem no turno da noite, no auditório da Biblioteca Central.