Pesquisa e Inovação

PPGPPF realiza cursos de Elementos Finitos – Análise Linear e Análise de Fadiga

29/10/2018

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução

O Programa de Pós-Graduação em Projeto e Processos de Fabricação da Universidade de Passo Fundo (PPGPPF/UPF), em parceria com o Núcleo de Cálculos Especiais (NCE), oferta os cursos MEF 1 (Análise Estática) e MEF 4 (Análise de Fadiga), os quais abordarão a teoria do Método dos Elementos Finitos (MEF) e aprofundarão conceitos e aplicações. As formações serão ministradas pelo professor Dr. Avelino Alves Filho, nos meses de janeiro e fevereiro de 2019, nas dependências da Faculdade de Engenharia e Arquitetura (FEAR), Campus I.

Alves Filho é autor da Coleção Elementos Finitos - A Base da Tecnologia CAE – que tem 3 volumes: Linear, Dinâmica e Não Linear – e de 14 livros de ciências físicas. Com mais de 40 anos de experiência profissional na área de Computer Aided Engineering (CAE), passando por todas as etapas do CAE, ele já treinou engenheiros de empresas como Embraer, Petrobrás, Maxion, Volkswagen, Ford, MWM Motores, Iveco, Fiat, Eleb, Metrô de São Paulo, Grupo Randon, CNH, Comil, Stara, Jan, Villares, Elevadores Atlas Schindler, entre outras.

Segundo o coordenador do PPGPPF, Dr. Márcio Walber, serão apresentados, durante as aulas, os conceitos teóricos fundamentais para a correta utilização dos principais softwares de elementos finitos utilizados para a realização de simulações numéricas estáticas e também simulações que envolvem a avaliação do fenômeno de fadiga. Conforme Alves Filho, em problemas estruturais, as falhas por fadiga ocorrem quando os componentes de máquinas e equipamentos são solicitados com carregamentos cíclicos, sendo necessária a utilização de critérios de falha para o seu dimensionamento.

Sobre os cursos
A oferta regular dos treinamentos em elementos finitos é uma ação do PPGPPF, que está se consolidando como um centro de treinamento nacional nessa área da engenharia mecânica, visando à preparação de profissionais que serão responsáveis pelas análises estruturais dentro das empresas e darão suporte ao desenvolvimento de produtos assentados na tecnologia CAE. Os cursos MEF 1 e MEF 4 serão realizados nas seguintes datas:
MEF 1: 10, 11, 14, 15 e 16 de janeiro de 2019 (manhã e tarde).
MEF 4: 21, 22, 25, 26 e 27 de fevereiro de 2019 (manhã e tarde).

Os conteúdos principais abordados podem ser visualizados nos links:
MEF 1 – Análise Estática - http://www.nce.com.br/mef1
MEF 4 – Análise de Fadiga - http://www.nce.com.br/mef4

As formações têm como público-alvo estudantes de graduação, pós-graduação e profissionais que atuam com a atividade de cálculo estrutural por elementos finitos. O curso MEF1 é pré-requisito para o curso de operação de software de elementos finitos, que será ofertado em julho de 2019. Interessados em participar devem se inscrever pelo e-mail cursosulmef@gmail.com, informando o nome, o telefone, o e-mail e curso/faculdade/empresa. Mais informações podem ser obtidas pelo mesmo contato.