Pesquisa e Inovação

PPGOdonto conquista edital Fapergs/Capes de Internacionalização da Pós-Graduação

17/04/2019

16:36

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

O Programa de Pós-Graduação em Odontologia da Universidade de Passo Fundo (PPGOdonto/ UPF) obteve aprovação de um projeto no edital Fapergs/Capes 06/2018 de internacionalização da pós-graduação. O trabalho, intitulado “Tolerância a danos de materiais restauradores odontológicos”, é coordenado pela professora Dra. Márcia Borba, em parceria com o Dr. Yu Zhang, da Universidade de Nova Iorque (NYU, Nova Iorque, EUA). A equipe do projeto conta ainda com os professores Dra. Paula Benetti, Dr. Álvaro Della Bona e Dr. Pedro H. Corazza.

Segundo a professora Márcia, foram submetidas e habilitadas 358 propostas no edital, sendo aprovadas, por mérito, 74 propostas para todos os programas do Rio Grande do Sul.

Ela destaca que o projeto é resultado de uma colaboração já existente entre os pesquisadores e que foi reforçada durante o estágio pós-doutoral da docente, realizado com o apoio da UPF, na Universidade de Nova Iorque em 2018. De acordo com Márcia, a partir desse estágio, foram planejadas novas pesquisas e uma maior interação entre alunos e docentes das duas Instituições. O projeto prevê missões de alunos e docentes do PPGOdonto para a NYU e visitas do docente estrangeiro para o Programa. 

Conforme a pesquisadora, a aprovação desse projeto mostra como o período de estágio pós-doutoral dos docentes dos programas pode trazer benefícios a toda Instituição.  “O projeto irá consolidar a intensa internacionalização do PPGOdonto e trará muitos benefícios com a colaboração e troca de conhecimento”, destacou.