Geral

PPGH presente no 30º Simpósio Nacional de História em Recife

22/07/2019

10:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação/UPF

O Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH/UPF) esteve presente, na última semana, no evento nacional mais importante da área de História: o 30º Simpósio Nacional de História. Promovido pela Associação Nacional de História (ANPUH) em parceria com a Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), o evento reuniu mais de seis mil pesquisadores que debateram, nesta edição, o tema “História e o futuro da Educação no Brasil”.

A representação do PPGH da UPF se deu com a participação de mestrandos e também com a condução de um simpósio temático pela professora Dra. Gizele Zanotto. Na oportunidade, os mestrandos André de Souza Pereira e Gustavo Henrique Kunsler Guimarães integraram as sessões do simpósio temático “História Política: conceitos, métodos e suas múltiplas experiências” e apresentaram os trabalhos “História, Imprensa e Região: Analisando o governo João Goulart”, e “Siegfried Heuser e o processo de formação do MDB no Rio Grande do Sul (1964-1966)”.

Já a professora Gizele, docente do PPGH foi a coordenadora do simpósio temático “Catolicismos e Política: entre conservadores e progressistas”, onde apresentou a comunicação intitulada “A mais bela aventura do mundo é a nossa: a formação tefepista para o proselitismo itinerante”. O Simpósio foi promovido pela Rede História e Catolicismo no Mundo Contemporâneo, grupo interinstitucional e internacional no qual a docente da UPF é uma das fundadoras. A atuação da Rede pode ser conferida aqui.