Ensino

PPGEdu promove seminário sobre desenvolvimento humano precoce

22/10/2019

15:33

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ação é realizada em parceria com o projeto Associação Científica da Psicanálise de Passo Fundo

O Programa de Pós-Graduação em Educação da Universidade de Passo Fundo (PPGEdu/ UPF), em parceria com o projeto Associação Científica de Psicanálise de Passo Fundo, promove o II Seminário de Atenção ao Desenvolvimento Humano Precoce e o I Encontro da Rede Bebê Regional de Passo Fundo. A ação envolve a formação do profissional da educação, da assistência social e da saúde e ocorre nos dias 25 e 26 de outubro, no auditório da Biblioteca Central, Campus I da UPF. As inscrições podem ser feitas pelo e-mail projetoacp.eventos@gmail.com.

De acordo com os organizadores, o Seminário tem como objetivo estudar a estruturação psíquica precoce do ser humano, a detecção do sofrimento psíquico na primeira infância, tempo no qual a estrutura psíquica não está decidida e em que crescem de importância e significado as operações de detecção precoce a serem realizadas pelos profissionais que têm a seu encargo os pequenos. 

A importância desse estudo, segundo os estudiosos, pauta-se no favorecimento da constituição psíquica ao invés dos fechamentos em torno de diagnósticos que selam o destino de bebês e crianças pequenas ao privilegiar processos da patologização da infância. Os benefícios envolvem também o fomento da prevenção primária, o que gera economia aos cofres públicos.

Programação
Entre os conferencistas convidados para o evento estão Julieta Jerusalinsky, psicóloga e psicanalista, especialista em estimulação precoce, mestre e doutora em Psicologia pela PUC/SP, membro da clínica interdisciplinar do centro Lydia Coriat RS e da clínica Prof. Dr. Mauro Spinelli. A professora Julieta fez a capacitação dos profissionais da saúde e da educação no município de São Paulo, projeto denominado REDE SAMPA. É fundadora da Rede Bebê.

Também será conferencista no evento Maribel Salles, psicóloga e psicanalista, especialista em estimulação precoce, clínica interdisciplinar dos problemas do desenvolvimento infantil centro Lydia Coriat, diretora clínica do Espaço Escuta, em Londrina, membro da Rede Bebê, psicanalista e fundadora da APC Associação Psicanalítica de Curitiba.

As conferências do dia 25 de outubro são gratuitas e as inscrições podem ser realizadas pelos links (Tarde) e (Noite).  Para o curso do dia 26 de outubro, o valor a ser investido varia de acordo com a categoria: professores e trabalhadores da rede pública e estudantes, R$ 120,00; e profissionais, R$ 160,00.

Informações sobre o evento podem ser obtidas em contato pelo e-mail projetoacp.eventos@gmail.com ou pelo telefone (54) 99983-1897, com Luciana Cezar. As inscrições podem ser feitas pelo mesmo e-mail.