Pesquisa e Inovação

“Pós-graduação: onde estamos e para onde iremos” é tema de aula inaugural na UPF

17/05/2019

08:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Natália Fávero

Evento foi promovido pelo Programa de Pós-Graduação em Administração

O Programa de Pós-Graduação em Administração da Universidade de Passo Fundo (PPGAdm/UPF) realizou, na quinta-feira, 16 de maio, uma aula inaugural. O tema do evento, “Pós-graduação: onde estamos e para onde iremos”, foi ministrado pelo professor Dr. Carlos Ricardo Rossetto. A atividade ocorreu no auditório da Faculdade de Ciências Econômicas, Administrativas e Contábeis (Feac).

O evento contou com a presença de alunos e professores do Programa e convidados. A solenidade de abertura teve a participação do vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, do coordenador do PPGAdm, Dr. Luiz Fernando Fritz Filho, do coordenador de Pesquisa da Feac, Dr. Julcemar Zilli, e do palestrante do evento. 

O vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação deu as boas-vindas ao público e ressaltou que o PPGAdm, apesar de ser um Programa novo, é referência e mostra-se determinado a buscar o seu desenvolvimento. O coordenador do PPGAdm informou que o Programa já formou 28 mestres e enfatizou que seu sucesso é resultado da dedicação do corpo docente e, especialmente, dos alunos. Ele também revelou que o PPGAdm busca a internacionalização, acordos de dupla-titulação e mais parcerias nacionais com universidades comunitárias e públicas.

Dados da última quadrienal, que terminou em 2016, vigentes até o momento e apresentados pelo palestrante, mostraram a existência de 129 programas de pós-graduação em Administração, 16 em Administração Pública, 26 em Ciências Contábeis e 11 em Turismo. Rossetto pontuou que a coordenação da Capes e de área prospectam mudanças no processo de avaliação. “Muitos dos parâmetros para a próxima quadrienal, que termina em 2020, serão diferentes. Os Programas começaram a ficar muito parecidos e, por isso, a lógica volta-se a alterar os quesitos dos conceitos. No próximo dia 10 de junho, os coordenadores de Programas terão uma reunião em Brasília para discutir a proposta da nova ficha. Isso mostrará aos gerenciadores dos programas pensar no desenvolvimento dos PPGs”, comentou Rossetto, que já atuou como professor da UPF, durante 12 anos.

Sobre o palestrante

O professor Carlos Ricardo Rossetto tem doutorado em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina. É professor titular da Universidade do Vale do Itajaí e professor visitante da Universidade Nacional de San Aguntin (UNSA). É professor do Programa de Pós-Graduação em Administração, no qual estão inseridos os cursos de mestrado e doutorado em Administração, ministrando as disciplinas de Análise Macro-Organizacional e Planejamento e Estratégia. Seu foco de pesquisa é nos estudos sobre ambiente, comportamento estratégico, recursos e desempenho em organizações do trade turístico e sua configuração no território.