Pesquisa e Inovação

Pesquisador australiano palestra para alunos do PPGBioexp

07/12/2018

12:19

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Dr. Malcolm Jones, pesquisador da Universidade de Queensland, falou a respeito de suas investigações sobre esquistossomose

O Programa de Pós-Graduação em Bioexperimentação da Universidade de Passo Fundo (PPGBioexp/UPF) recebeu nesta sexta-feira, 7 de dezembro, o pesquisador Dr. Malcolm Jones, da University of Queensland, Austrália. Na oportunidade, o professor proferiu uma palestra que teve como foco suas investigações sobre esquistossomose. Jones investiga novas estratégias de controle para esquistossomose, incluindo vacinas, biologia de parasitas e interações entre hospedeiros e melhores métodos diagnósticos.

Para a professora Dra. Maria Isabel Botelho Vieira, a atividade contempla a internacionalização do programa de Mestrado em Bioexperimentação e trata de um tema que é relevante. “A esquitossomose é uma doença endêmica em países tropicais como África, Ásia, Caribe e região Nordeste do Brasil. Nosso programa tem um papel importante na internacionalização, em razão da relação com professores de outras universidades. Estamos felizes em receber o Dr. Malcolm Jones e ampliar nossos conhecimentos sobre esse tema”, frisou ela.

Sobre o palestrante

Dr. Malcolm Jones é professor associado da Faculdade de Ciências Veterinárias. Seus principais interesses de pesquisa estão na biologia e no controle de parasitas humanos, em investigações de esquistossomose, trematodiases de origem alimentar e equinococcus. Os esquistossomos humanos são um grande flagelo das nações tropicais e em desenvolvimento. Atualmente, mais de 260 milhões de pessoas estão infectadas com esquistossomos, e as doenças causadas por esses parasitas levam à morbidade e à morte.