Pesquisa e Inovação

Pelo 3º ano consecutivo, pesquisas da UPF estão entre as melhores do Brasil na área de Computação Aplicada à Saúde

21/06/2021

11:41

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Ao todo, o Laboratório de Sistemas Interativos e de Informação já soma 5 prêmios recebidos na história do Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde

O Simpósio Brasileiro de Computação Aplicada à Saúde (SBCAS) é o principal evento nacional nessa temática promovido anualmente pela Sociedade Brasileira de Computação (SBC). A 21ª edição foi realizada de forma virtual entre os dias 15 e 18 de junho. Durante o evento, pelo 3º ano consecutivo, as pesquisas na área de Computação Aplicada à Saúde, desenvolvidas pelos Programas de Pós-Graduação em Computação Aplicada e Envelhecimento Humano da UPF, juntamente com o curso de Ciência da Computação, ficaram entre as melhores do país.

Uma das principais trilhas do Simpósio é o Concurso de Trabalhos de Iniciação Científica, que seleciona e premia os melhores trabalhos da categoria anualmente. O bolsista Fapergs e estudante do curso de Ciência da Computação da UPF, Osvaldo Becker, apresentou o artigo "Desenvolvimento participativo de um exergame para a melhora da capacidade funcional em pessoas idosas". O trabalho tem coautoria da professora orientadora, Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi, dos egressos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada (PPGCA), Me. Ericles Bellei e Me. Daiana Biduski, e do egresso do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), Me. Jorge Luiz Andrade Da Silva Júnior. Os pesquisadores da UPF conquistaram menção honrosa dividindo o pódio com trabalhos oriundos da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) e Universidade de São Paulo (USP).

Este é 3º ano consecutivo em que um trabalho orientado pela professora Dra. Ana Carolina destaca-se entre os vencedores do concurso. Nas edições de 2014, 2019 e 2020, outros estudos também foram premiados e já somam 5 honrarias concedidas ao Laboratório de Sistemas Interativos e de Informação da UPF.

Ana Carolina explica que os exergames são jogos que necessitam de movimentos corporais como forma de interação. Entre as diversas possibilidades oferecidas pela tecnologia, exergames combinam exercícios físicos, dinâmica de jogo, desafios e conquistas em um ambiente interativo que pode beneficiar a saúde de pessoas idosas.

Segundo ela, o artigo apresentado por Osvaldo detalha o processo de design e desenvolvimento de um novo exergame que contou com colaboração de 23 participantes idosos. “Os resultados trazem um jogo com mecânica e elementos mais acessíveis e atrativos para esse público. Os efeitos positivos do exergame na saúde dos participantes já foram comprovados. Um estudo subsequente foi publicado na renomada revista científica JMIR Serious Games, consolidando internacionalmente as contribuições do estudo desenvolvido na UPF”, relata.