Extensão

Oficinas da IX Semana do Conhecimento: multidisciplinariedade em pauta na UPF

29/09/2022

10:52

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Tainá Binelo/Pedro Bregolin

Nona edição do evento encerra nesta quinta-feira, 29 de setembro, com atividades de forma presencial e on-line

Quando buscamos aperfeiçoar nossos saberes, crescemos como profissionais e, também, como seres humanos. Durante a IX Semana do Conhecimento da Universidade de Passo Fundo (UPF), toda comunidade acadêmica é convidada a agregar ensinamentos das mais diversas áreas em seu aprendizado por meio de oficinas. Desde o dia 26 de setembro, estudantes, professores e funcionários puderam participar das atividades presenciais e on-line que incentivam a partilha de conhecimento.  A programação encerra nesta quinta-feira, 29.

A programação conta com oficinas ofertadas pelos cursos de graduação e com parcerias com a escola de idiomas da Fundação Universidade de Passo Fundo (FUPF), UPF Mundi, e com o Parque Científico e Tecnológico da Instituição, o UPF Parque. Além dos acadêmicos do ensino superior, estudantes do ensino médio do Integrado UPF também são convidados para fazer parte do evento.

Reforço no aprendizado
 

Proponente das oficinas “Noções de oxigenoterapia e ventilação mecânica” e “Interpretação rápida do eletrocardiograma”, realizadas na terça-feira, 27, a docente do curso de Enfermagem, Dra. Thaís Eberhardt contou com o auxílio de estudantes da Residência Multidisciplinar em Cardiologia da UPF para partilhar conhecimento com os participantes. “A nossa oficina é voltada para todos os cursos da área da saúde, pois sabemos que é muito importante que os profissionais tenham uma noção geral, indo além de quem for o responsável pelo atendimento”, conta a professora.

Para ela, as atividades são uma forma de reforçar o aprendizado já adquirido dentro de sala de aula. “Temos esses conteúdos em nossa grade curricular, mas os estudantes às vezes precisam relembrá-los, tanto que as vagas fecharam rapidamente, visto o grande interesse deles. São temáticas muito relevantes para a formação dos nossos estudantes”, complementa Thaís.

Assim como Thais, a professora Me. Maria Joana Chiodelli, docente do curso de Jornalismo e proponente da oficina “Diálogos sobre fake news e pós-verdade” também reconhece a importância das atividades da IX Semana do Conhecimento na formação dos acadêmicos. “Nossa área tem uma grande responsabilidade em aperfeiçoar algo que está prejudicando a sociedade nas mais diversas formas. É extremamente necessário que essa discussão extrapole as paredes da Universidade, mas, que discutamos isso aqui dentro também. Todos devem estar preparados para pensar melhor sobre as informações que recebem”, afirma.

Realizada na tarde de quarta-feira, 28 de setembro, a atividade contou com a participação de estudantes de outras áreas. “Nosso papel é buscar melhorar a criticidade das pessoas, para que elas saibam o quanto é prejudicial que elas repassem mensagens sem conferir suas fontes. É uma educação midiática que vai além do nosso curso”, conclui a docente.

Incentivo à criatividade
 

A Arena do UPF Parque também recebeu a IX Semana do Conhecimento. Na tarde de quarta-feira, 28, a oficina “Confiança criativa: libere sua criatividade e implemente suas ideias” foi realizada em parceria com o Sebrae, o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas.

Estudante do 8º nível do curso de Arquitetura e Urbanismo, a Vanessa Garbin não perdeu a oportunidade de incentivar ainda mais a sua criatividade. “É algo que a gente ocupa muito todos os dias, na minha futura profissão mais ainda. Precisamos encontrar formas de inovar, solucionar problemas, achar caminhos. Todas as formas de buscar inovação são importantes para nós como estudantes e profissionais”, aponta a acadêmica.

“Criatividade é colocar a nossa criança em atividade”, ressaltou o consultor credenciado do Sebrae, Ezequiel Rosa. “Os jovens estão buscando respostas, como que a vida será, como lidar com ela, e, por isso, queremos mostrar que é possível, por meio de novas formas, conseguir encontrar soluções para os desafios. Muitas pessoas acreditam que a criatividade é criar as coisas do zero, mas, é, também, sobre transformação”. finaliza o profissional.

IX Semana do Conhecimento


A nona edição da Semana do Conhecimento termina nesta quinta-feira, 29 de setembro. Durante os quatro dias de evento, a comunidade acadêmica pôde conferir oficinas, apresentações de trabalhos e exposições pelo Campus I da UPF. Para saber mais sobre a programação da atividade, clique AQUI.