Pesquisa e Inovação

Oficinas abordam as tendências da ciência contemporânea e os caminhos para as pesquisas em história

13/05/2019

10:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com a finalidade de qualificar o trabalho de mestrandos e doutorandos, o Programa de Pós-Graduação em História da Universidade de Passo Fundo (PPGH /UPF) organizou, na última semana, dois workshops que objetivaram apontar as tendências da ciência contemporânea, em geral, e a pesquisa na área de História, em particular. As temáticas tiveram como diretriz a relevância e a adequação das dissertações e teses em relação à área de concentração História, região e fronteiras e às linhas de pesquisa Política e relações de poder; Espaço, economia e sociedade; e Cultura e patrimônio.

O workshop “Pesquisa em História: conceitos, metodologias e fontes” foi organizado e ministrado pela professora Dra. Ironita A. Policarpo Machado, juntamente com um grupo de doutorandos composto por Roberto Sander, Valdirene Chitolina, Simone Lopes e Andréa Pegoraro. O desafio proposto foi aprofundar questões relativas às particularidades que devem ser observadas quando se faz pesquisa em História e instrumentalizar os pesquisadores para fazê-la. A atividade foi destinada aos pós-graduandos recém selecionados, que ainda estão fazendo ajustes em seus projetos, e aos candidatos ao processo seletivo, que ocorrerá em junho.

O segundo dia de treinamento foi dedicado ao workshop “Pesquisando fontes bibliográficas e documentais na internet (Jstor, Scielo, Scopus, Nvivo)”. Idealizado e ministrado pela Me. Jenifer Brum Palmeiras, secretária do PPGH, o encontro contou com a parceria da Biblioteca Central, representada pelo ministrante bibliotecário Luis Diego D. de Souza da Silva. De acordo com a ministrante, a internet oferece várias possibilidades de acesso à produção acadêmica nacional e internacional na área, muitas vezes insuficientemente exploradas pelos pesquisadores por desconhecimento em relação às bases de dados existentes.