Cultura

Obras do acervo da FAC e do MAVRS integram exposição na Gare

22/07/2019

14:55

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Intitulada “Ferrovia”, exposição marca a abertura da Galeria Estação da Arte, inaugurado na última sexta-feira, dia 19 de julho

Um novo espaço para a arte foi inaugurado em Passo Fundo. A Galeria Estação da Arte, localizada junto à Gare - Estação Gastronômica, abriu suas portas na última sexta-feira, dia 19 de julho, com sua primeira exposição. Intitulada “Ferrovia”, a mostra apresenta obras com a temática do trem, dos trilhos e da Gare, que fazem parte do acervo do curso de Artes Visuais da Universidade de Passo Fundo (UPF) e do Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS), assim como da Confraria das Artes e Grupo da Foto. 

Organizada pelas entidades pertencentes a Setorial de Artes Visuais, da qual o curso e o MAVRS fazem parte representados pelas professoras curso, Me. Mariane Loch Sbegen e Me. Fabiana Beltrami e pela coordenadora do Museu Tania Aimi, a exposição reúne obras diversas. Entre elas estão gravura em metal, xilogravura, pintura acrílica, serigrafia, arte aplicada, desenho, fotografia e instalação além de fragmentos da época dos trens e dos trilhos. 

Também compõe o espaço uma linha do tempo contendo a história do uso da Estação Férrea, desde o início do final do século XIX, realizada pela Setorial de Patrimônio Material e Imaterial, Arquitetura e Urbanismo. 

Sobre a Galeria

A Galeria Estação da Arte foi criada para que os artistas visuais locais possam ter mais um espaço para mostrar seu trabalho e, também, que outras atividades culturais possam ocorrer no local. A galeria será administrada pela Secretaria Municipal de Cultura e terá curadoria da Setorial de Artes Visuais, que é formada pelo Grupo da Foto, curso de Artes Visuais/UPF, Confraria das Artes e Museu de Artes Visuais Ruth Schneider (MAVRS). 

A Galeria fica junto à GARE - Estação Gastronômica, e terá seu funcionamento neste primeiro mês aberto de terças às quinta-feira, das 14h até as 17 h e sextas e sábados das 16h às 20h.