Notícias UPF

OAB recomenda o curso de Direito da UPF

  • Por: Assessoria de Imprensa
  • Fotos: Divulgação UPF

UPF é a única instituição do norte do Estado a receber o selo OAB Recomenda. No RS, oito cursos foram contemplados. No Brasil apenas 10% dos cursos receberam a distinção, o que posiciona o curso de Direito da UPF entre os melhores do país

A qualidade acadêmica e o constante aprimoramento pessoal e da estrutura colocam o curso de Direito da Universidade de Passo Fundo (UPF) em posição de destaque nacional no ano em que completa 60 anos. O curso integra o seleto grupo que recebeu o selo OAB Recomenda, em cerimônia realizada nesta quarta-feira (13/01) no Conselho Federal da Ordem dos Advogados do Brasil, em Brasília/DF.

A UPF é a única do norte do Estado a receber a distinção e uma das oito instituições a receber o selo em todo o Rio Grande do Sul, dentre às quais cinco são públicas. No país, apenas 10% dos mais de 1,3 mil cursos de Direito foram contemplados com a distinção, o que reforça a qualidade do curso oferecido pela UPF. A Faculdade de Direito da UPF foi representada no ato pelo reitor José Carlos Carles de Souza e pelo diretor da FD Rogerio da Silva, que receberam o selo do presidente da OAB Nacional Marcus Vinicius Furtado Coêlho e do presidente da OAB-RS Ricardo Breier.

A determinação e o comprometimento do corpo docente no aprimoramento dos graduandos possibilitaram, de acordo com o reitor José Carlos Carles de Souza, mais essa conquista da Faculdade de Direito. “A obtenção desse reconhecimento é uma grande conquista para a UPF, na medida em que o curso de Direito é um dos mais tradicionais ofertados pela Instituição e foi o propulsor da história do ensino jurídico em toda a região e além desses limites, com milhares de egressos levando o nome da UPF Brasil afora”, referiu o reitor, ao mencionar que o desempenho dos acadêmicos e egressos no Exame de Ordem Unificado e no Enade estão entre os fatores que posicionam o Direito da UPF entre os 10% melhores, em um universo de mais de
1,3 mil avaliados no país.

O diretor da Faculdade de Direito, Rogerio da Silva, frisa que a obtenção desse reconhecimento é resultado do trabalho coletivo realizado pela reitoria, professores, funcionários, alunos e egressos. “Sempre nos preocupamos em oferecer o ensino jurídico de qualidade. Essa conquista evidencia o resultado deste trabalho nos colocando no grupo de elite dos melhores cursos de Direito do país. Esse reconhecimento aumenta a nossa responsabilidade para que continuemos a inovar e aprimorar o nosso curso”, destacou.

Para a coordenadora do curso de Direito da UPF, professora Maira Tonial, receber o selo da OAB como curso recomendado é um orgulho para a FD que completa 60 anos em 2016. “Fazer parte deste seleto grupo de faculdades que apresentam bons índices de aprovações nos exames da ordem reforça o comprometimento de nossos professores e alunos com a qualidade do ensino jurídico no País. É de se ressaltar que a responsabilidade social da UPF, vinculada à comunidade de Passo Fundo e da região, permite afirmar, como no caso do selo da OAB, que esse compromisso vem sendo cumprido”, avaliou a professora.

Segundo o presidente nacional da Ordem, Marcus Vinicius Furtado Coêlho, o selo OAB Recomenda é uma forma de estimular a qualidade do ensino jurídico em nosso país. “A qualidade do ensino jurídico é peça fundamental e indispensável para a formação de profissionais capacitados para uma atuação crítica, competente e compromissada com a realização da Justiça e do Estado Democrático de Direito. As instituições de ensino jurídico têm o papel fundamental de preparar os estudantes para sua vida profissional, para as mais diversas carreiras jurídicas e também para a advocacia”, afirmou em seu discurso. A solenidade de entrega contou ainda com a participação do ministro da Educação, Aloizio Mercadante, e do presidente do STF, Ricardo Lewandowski.

Selo OAB Recomenda
O Selo de Qualidade é editado a cada três anos e divulga periodicamente os cursos de Direito que mais se destacaram em cada Unidade da Federação. Em 1999, surgiu o "OAB Recomenda", programa com o objetivo principal de enaltecer as instituições de ensino em Direito com regularidade de desempenho, sem jamais funcionar como um ranking entre as instituições ou um ainda um mecanismo de desaconselhamento de cursos. São utilizados os critérios objetivos de índices de aprovação no Exame de Ordem Unificado e de aprovação no Enade (Exame Nacional de Desempenho dos Estudantes).