Ensino

O que a Filosofia tem a dizer sobre o futuro?

03/12/2021

15:48

Por: Assessoria de Imprensa

Tema foi debatido nesta quarta-feira, 1 de dezembro, durante o último encontro do ano do projeto “O que a Filosofia tem a dizer sobre...” 

O que a Filosofia pode dizer sobre o futuro? Qual futuro queremos? Como o futuro interfere no presente? Qual a importância do passado para projetar o futuro? Essas e outras questões foram discutidas nesta quarta-feira, 1 de dezembro, durante o último encontro do ano do projeto “O que a Filosofia tem a dizer sobre...”, promovido pelo curso de Filosofia da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

O evento ocorreu de forma remota, com transmissão ao vivo pelo YouTube. As questões foram refletidas pelos professores do curso de Filosofia da UPF, Dr. Gerson Luís Trombetta e Dr. Altair Alberto Fávero. Utilizando reflexões filosóficas, citações e referências de pensadores e autores literários, eles compartilharam e debateram as diversas visões sobre o futuro.

A visão filosófica do futuro
Conforme reflexão do professor Dr. Gerson Luís Trombetta, o futuro é, ao mesmo tempo, uma construção cultural que se consolida a partir do século XVI e uma experiência existencial. "É algo que faz peso na nossa existência, pois todos nós nos preocupamos com o dia de amanhã”, afirma o professor, ao relatar que, existencialmente, o futuro pode ser visto como algo totalmente definido, como um destino ou como algo aberto e incerto. 

Entretanto, para ele, essas ideias são parciais. “O futuro é construído no presente e ganha significado profundo quando cultivamos o respeito aos processos que separam o desejo de sua realização futura. Ver sentido nas pequenas sucessões dos processos é o que pode gerar felicidade", destaca. Segundo ele, o presente é o espaço de sonhos, de frustração, desejo e processo. “Por isso, o futuro, no sentido filosófico, é o presente”, conclui o professor Gerson. 

Trazendo essas questões para o cotidiano e contexto atual, o professor Dr. Altair Alberto Fávero mencionou citações do livro “Ética para o novo Milênio”, de Dalai Lama, em que destaca que o ser humano passa a vida juntando dinheiro para garantir o futuro, mas no final, gasta a fortuna acumulada para recuperar a saúde que não foi suficientemente cuidada ao longo da vida. 

“Fico preocupado, pois o importante agora é você produzir para garantir o futuro, é ser consumidor. O trabalho se torna um meio para consumir e, se formos analisar, as pessoas acabam gastando sua vida nisso”, salienta o professor Altair, ao pensar numa pessoa que trabalha muito e ganha um salário considerado baixo. “No final, ela vai entregar esse salário para comprar um smartphone parcelando em 60 meses ou vai viver frustrada porque não vai conseguir comprar o que desejava. Essas são questões que precisam ser postas pois são preocupantes”, ressalta.

O projeto
O projeto “O que a filosofia tem a dizer sobre...” é mantido pelo curso de Filosofia da UPF desde 2012, com o objetivo de contribuir com a discussão de temas de interesse geral e, assim, mostrar a contribuição da reflexão filosófica para a compreensão de nosso mundo e de nós mesmos. Com o encerramento das atividades deste ano, os debatem retomam em 2022.