Extensão

Música Autoral lança vídeos de quatro compositores de Passo Fundo

04/12/2019

15:34

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Emanuel Vieira Ludwig

Projeto do curso de Jornalismo da UPF realizou produção audiovisual com Aline Love, Marcus Ferron, Natalicio Cavalheiro e Seu Lopes

O projeto Música Autoral começa a lançar na internet as performances gravadas em vídeo com quatro compositores de Passo Fundo. Tem rock, samba e música nativista, um prato cheio para quem quer conhecer um pouco mais a diversidade da cena musical local. A iniciativa é do curso de Jornalismo da Universidade de Passo Fundo (UPF). 

O projeto iniciou em agosto de 2019, visando produzir conteúdo multimídia sobre artistas que têm composições próprias e vivem na cidade. O principal eixo é a gravação em vídeo de performances em estúdio. Com isso, o Música Autoral vem buscando entrar em contato com artistas da cena, tanto aqueles que estão iniciando quanto aqueles que já têm trabalhos gravados. Uma chamada de inscrições foi realizada e diversos conteúdos já foram publicados no Facebook, incluindo entrevistas com jornalistas especializados e informações sobre compositores daqui que ganharam notoriedade no Brasil e no mundo.

Os primeiros vídeos com os músicos convidados, que gravaram neste semestre nos estúdios da Faculdade de Artes e Comunicação, foram lançados na última sexta-feira (29/11) no YouTube. Foram eles: Aline Love e Seu Lopes. Os próximos, Marcus Ferron e Natalicio Cavalheiro, terão lançamento na próxima sexta-feira (6), às 18 horas, durante o programa Dose Dupla da Rádio UPF.

O projeto Música Autoral é uma realização do Laboratório de Convergência III, do curso de Jornalismo da Faculdade de Artes e Comunicação (FAC), com produção dos acadêmicos do IX nível, Ana Paula Eckert Ferri, Emanuel Vieira, Giseli Biazus, Igor Gava, Jefferson de Ramos, Lisiane Boaventura e Lucas França. A supervisão é do professor João Vicente Ribas.

Músicos convidados
Apaixonada pelo rock inglês, Aline Love atua na cena desde 1997. Cheia de estilo e personalidade, a compositora é umas das convidadas do projeto. Quem também tem o rock na veia e ama o estilo é o cantor e compositor Marcus Ferron. Ele atua desde 2004 e hoje vê no projeto uma oportunidade de mostrar o seu talento.

Símbolo das principais manifestações culturais populares do nosso país, o samba transmite a alegria do povo brasileiro e o projeto Música Autoral não poderia deixar esse estilo de fora. Seu Lopes representa o gênero. O passo-fundense fez a sua primeira composição no ano de 1979. Já são 40 anos de trabalho e amor pelo samba.

Outro estilo musical que não poderia faltar é o nativista. E quem o representa é Natalicio Cavalheiro, que desde 2007 participa de festivais e compõe parcerias sobre o mundo do gaúcho.