Integrado

Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio aproxima estudantes da pesquisa

03/08/2022

17:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

10ª edição do projeto começou com uma palestra sobre “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”

O Integrado UPF deu início à X Mostra do Conhecimento Integrado do Ensino Médio. Reunidos na tarde desta quarta-feira, 3 de agosto, no Campus I, estudantes do primeiro ano participaram da abertura de mais uma edição do projeto. A atividade incentiva o desenvolvimento da iniciação científica, aproxima a vida escolar do contexto sociocultural dos alunos e desperta o espírito criativo e o trabalho em equipe.

Consolidada no ano letivo da Escola, a Mostra do Conhecimento é uma oportunidade para os estudantes realizarem trabalhos inovadores, sempre a partir de uma temática definida pela Organização das Nações Unidas (ONU). Neste ano, o tema é “Ciências Básicas para o Desenvolvimento Sustentável”. Sendo assim, durante o semestre, os alunos criarão projetos relacionados ao assunto e apresentarão para uma comissão avaliadora.

Para saber mais sobre a temática da ONU, os estudantes acompanharam a palestra da coordenadora do Centro Acadêmico de Sustentabilidade - Green Office UPF, professora Dra. Luciana Brandli. Em sua fala, a docente destacou quais são os 17 Objetivos do Desenvolvimento Sustentável (ODS), estabelecidos pela ONU para a Agenda 2030, tais como a erradicação da pobreza, educação de qualidade, redução das desigualdades, entre outros, explicando de que forma as disciplinas que fazem parte do currículo do Ensino Médio e as ciências contribuem para a execução desses objetivos.

Segundo a professora Simone Golunski, que integra a comissão organizadora da Mostra do Conhecimento, a palestra é uma atividade que dá subsídio para os alunos desenvolverem suas pesquisas. “O propósito da Mostra é trazer a investigação científica aos estudantes, para que eles possam pesquisar e se desenvolver como sujeitos críticos”, comentou, ao mencionar que as pesquisas abordarão a “Ciência e Sustentabilidade”.

Conforme o diretor do Integrado UPF, professor Me. Jonir Dalbosco, o projeto é uma estratégia pedagógica para fazer com que o aluno seja ainda mais protagonista na construção do seu processo de conhecimento, de ensino-aprendizagem. Para o docente, toda edição da Mostra é como se fosse a primeira, pois cada uma delas tem um público diferente. “Neste ano, temos um novo contexto para toda a comunidade escolar, que é o novo Ensino Médio. Ele traz uma realidade diferente do que fazíamos anteriormente”, pontuou.

A apresentação dos trabalhos feitos pelos estudantes do primeiro ano ocorrerá nos dias 4 e 6 de outubro.