Integrado

Mostra do Conhecimento Integrado dos Cursos Técnicos chega à 5ª edição

11/08/2022

11:02

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Filippe de Oliveira Martins

Abertura do projeto foi constituída por uma conversa sobre empreendedorismo, inovação e carreira profissional

Um momento no qual os estudantes podem apresentar trabalhos relacionados às suas profissões é o que caracteriza a Mostra do Conhecimento Integrado dos Cursos Técnicos. Promovida pelo Integrado UPF, a atividade teve a abertura da 5ª edição realizada na noite de quarta-feira, 10 de agosto, na Arena UPF Parque, Campus I.

Alunos da primeira e segunda etapa dos Cursos Técnicos em Radiologia, Eletrotécnica e Enfermagem (unidade de ensino de Casca) participaram do evento, que, como forma de prepará-los para o desenvolvimento de seus estudos, contou com um bate-papo sobre empreendedorismo, inovação e carreira profissional ministrado pela gestora do UPF Parque Científico e Tecnológico, Dra. Teofanes Foresti. Dentre os assuntos abordados, a professora destacou o crescimento do empreendedorismo no Brasil na pandemia, onde, no país, foram criadas mais de uma startup por dia em 2020.

A docente ainda mencionou a importância da liderança, ressaltando que, no futuro, ela será diversa. “A liderança é algo procurado pelas empresas. O mercado de trabalho busca o profissional com conhecimento específico, mas com outras competências também”, comentou Teofanes ao abordar a questão de se ter uma formação diversificada, não limitada apenas a profissão escolhida. “Quanto mais conhecimento vocês agregarem, melhor”, afirmou.      

Oportunidade de compartilhar conhecimento
A V Mostra do Conhecimento Integrado dos Cursos Técnicos possibilita o desenvolvimento de pesquisas pelos alunos em suas áreas de formação. Segundo o diretor do Integrado UPF, Me. Jonir Dalbosco, o projeto estimula os estudantes a estarem em um movimento pedagógico, científico, tecnológico e que instigue neles o desejo por criar, ousar e compartilhar o que é um trabalho construído no coletivo. “Cada ano do evento é um novo ano, pois são novos alunos que vêm a protagonizar e compartilhar o seu conhecimento que está sendo produzido ao longo do curso”, pontua.

Conforme o docente, as temáticas das pesquisas estão vinculadas às suas respectivas áreas do conhecimento, que são a saúde e a eletrotécnica.

A apresentação dos trabalhos ocorre nos dias 26 e 27 de outubro.