Pesquisa e Inovação

Missão Nacional Anprotec conhece o UPF Parque

21/03/2019

16:18

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato e Camila Guedes

O Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPF Parque), vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRPPG/UPF), recebeu, nesta quinta-feira, dia 21 de março, a delegação da Missão Nacional Associação Nacional de Entidades Promotoras de Empreendimentos Inovadores (Anprotec). Desde segunda-feira, dia 18, o grupo está percorrendo o Rio Grande do Sul conhecendo alguns dos principais polos de inovação do estado. A missão é composta por gestores, coordenadores e diretores de órgãos governamentais e de instituições de ensino superior e parques tecnológicos de todo o Brasil, que foram recebidos no Módulo III do UPF Parque no início da tarde. 

A Anprotec reúne cerca de 370 associados, entre incubadoras de empresas, parques tecnológicos, aceleradoras, coworkings, instituições de ensino e pesquisa, órgãos públicos e outras entidades ligadas ao empreendedorismo e à inovação. A Missão Nacional Anprotec tem o objetivo de promover o contato direto de delegações – formadas por profissionais que atuam com empreendedorismo inovador – com os principais ecossistemas de inovação e empreendedorismo do país e do mundo, de forma a intensificar a troca de experiência e conhecimento e a interação entre os ambientes de inovação do Brasil.

Na UPF, a delegação passou por várias atividades, entre elas a troca de experiências, momento em que o coordenador professor Dr. Maciel Donato e o gestor Me. Giezi Schneider apresentaram a estrutura e o funcionamento do UPF Parque, da incubadora e da UPF Tec. Em seguida, empresários, jovens e técnicos de pesquisa e desenvolvimento que vivenciam processos de inovação em empresas incubadas pelo Parque apresentaram relatos sobre os seus trabalhos na área. Além disso, os visitantes também puderam explanar a respeito de seus projetos e das conexões existentes com a UPF. 

Segundo o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação da UPF, professor Dr. Antônio Thomé, esta é a primeira experiência da Anprotec no Brasil, que, até o ano passado, fazia missões como essa apenas em outros países. “Acredito que, para nós, universidade, que estamos com um parque novo, que é um parque que está em desenvolvimento, em consolidação, receber pessoas que têm uma experiência muito grande, para trocar essa experiência, para que eles conheçam a nossa estrutura – e eles estão muito impressionados com o nosso Campus –, é muito importante, e nós estamos muito felizes”, destacou Thomé. 

Delegação foi recebida pela reitora nesta manhã
Ainda na manhã desta quinta-feira, a delegação da Anprotec foi recebida pela reitora da UPF, professora Dra. Bernadete Maria Dalmolin, que deu as boas-vindas ao lado do professor Thomé e dos gestores do Parque. Durante o encontro, os convidados também puderam conhecer um pouco da estrutura e da história da Universidade.