Geral

Mestrado em Envelhecimento Humano realiza seminário e aula inaugural

16/08/2018

16:05

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Alessandra Pasinato

Atividade realizada na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto, contou com palestra sobre pesquisa com o vice-reitor Dr. Antônio Thomé

Socializar conhecimentos foi a proposta do Seminário de Pesquisa do Programa de Pós-Graduação em Envelhecimento Humano (PPGEH), que iniciou na tarde desta quinta-feira, 16 de agosto, e segue até sexta-feira, dia 17, na Universidade de Passo Fundo (UPF). Durante o seminário, são realizadas apresentações e a qualificação dos projetos da turma 2017, que socializa os resultados obtidos em seus estudos e pesquisas. A ação marcou também a abertura do semestre letivo, congregando as atividades com a aula inaugural para a turma que ingressou no mestrado.

Convidado para a aula inaugural, o vice-reitor de Pesquisa e Pós-Graduação, Dr. Antônio Thomé, versou sobre “Pesquisa, inovação e internacionalização” para estudantes do mestrado em Envelhecimento Humano e de outros cursos de mestrado da UPF. Na opinião dele, é importante abordar o tema, especialmente porque o pesquisador é formado a longo prazo. “Não se forma um pesquisador numa disciplina de graduação, apenas se introduz o início de um processo metodológico de pesquisa”, comenta, justificando que o fato de ter esses atores reunidos na aula inaugural e no seminário significa que quem inicia no mestrado poderá vivenciar a experiência de quem já tem um caminho andado, o que acaba incentivando a formação de novos pesquisadores. “É assim que o conhecimento vai ser ampliado”, constata.

Coordenadora do PPGEH, a professora Dra. Ana Carolina Bertoletti De Marchi destaca que esse é um momento de integração e socialização dos projetos. “Reunimos tudo em um único evento, e, nesses dois dias, queremos ampliar conhecimentos, qualificando os projetos”, aponta. O evento contou também com a presença de mestrandos do Programa de Pós-Graduação em Computação Aplicada e das Residências.