UPF Serviços

Laboratório da UPF presta serviços relativos ao sistema cardiopulmonar

05/08/2019

11:23

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Comunidade pode usufruir, de forma gratuita, do trabalho desenvolvido no espaço

Maior instituição de ensino da região Norte do estado do Rio Grande do Sul, a Universidade de Passo Fundo (UPF) não só se destaca pela qualidade de seus cursos, mas também pelos diversos serviços oferecidos às comunidades acadêmica e geral. Um deles é desenvolvido no Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia, da Faculdade de Educação Física e Fisioterapia (Feff), que objetiva apoiar e organizar atividades regulares (pesquisas de iniciação científica, pesquisas na graduação e pós-graduação, produção de artigos científicos e grupos de estudo), permitindo fomentar, desenvolver e/ou divulgar investigações relacionadas ao sistema cardiopulmonar, sejam elas voltadas a atletas, estudantes de Educação Física e Fisioterapia ou a membros da população.

No espaço, coordenado pelos professores Me. Raphael Loureiro Borges e Me. Carla Franco Rockenbach, ocorrem várias ações. “No curso de Educação Física, por exemplo, o laboratório é utilizado durante os estágios e por algumas disciplinas, como “Fundamentos de cardiologia aplicados à educação física”, “Avaliação e prescrição de exercícios” e “Fundamentos metabólicos e fisiológicos da atividade física”. Já no curso de Fisioterapia, na disciplina de “Plasticidades dos sistemas”, são ministradas aulas práticas que visam estudar os efeitos do exercício físico sobre o sistema cardiorrespiratório. O local também recebe as disciplinas de “Fisioterapia cardiológica II” e “Fisioterapia pneumológica II”, e a área de estágio curricular em Reabilitação Cardiopulmonar e Metabólica, desenvolvida no 9º e no 10º semestres do curso de Fisioterapia. O laboratório ainda é usado pelo grupo de pesquisa “Avaliação e Intervenção em Fisioterapia”, certificado junto ao CNPq", relata Borges.

Dentre os serviços executados no laboratório, a professora Carla menciona que o principal exame é o teste de esforço cardiopulmonar ou ergoespirometria. “O teste cardiopulmonar ou ergoespirométrico é a associação de um teste ergométrico convencional, com a análise do ar espirado pelo paciente, que serve para especificar medidas diretas de parâmetros respiratórios, como consumo de oxigênio, produção de gás carbônico, frequência respiratória e ventilação pulmonar. Esses testes são realizados com os atletas da UPF e com os atletas de clubes conveniados com a Universidade”, conta.

Segundo os professores, os benefícios que o espaço proporciona atingem estudantes e as pessoas da comunidade de uma forma geral. “Para os acadêmicos, as atividades realizadas permitem agregar professores e alunos (da graduação e da pós-graduação), unindo interesses comuns de ensino e pesquisa na área da saúde, além de ser um excelente espaço de ensino-aprendizagem com instrumentos e equipamentos diferenciados, que somente um laboratório desse porte permite. Trata-se, nesse caso, de criar um ambiente propício à discussão de trabalhos e pesquisas em andamento ou de fomentar grupos de estudos e outras atividades extracurriculares vinculados aos interesses teórico-práticos de profissionais da área da saúde em Fisioterapia e em Educação Física. Ainda, a própria comunidade se beneficia com as avaliações e os atendimentos, que visam à excelência na abordagem terapêutica a esses pacientes”, avaliam os coordenadores.

Atendimentos
Além de ser utilizado para a prática acadêmica nos cursos de Educação Física e Fisioterapia, o Laboratório de Ergoespirometria e Cardio-Pneumologia também recebe acadêmicos e pesquisadores do curso de Odontologia, que realizam um estudo piloto no ambiente. Quem deseja agendar atendimento de fisioterapia, na área de reabilitação cardiopulmonar e metabólica, necessita entrar em contato com a Clínica de Fisioterapia da Feff, pelo telefone (54) 3316-8495, no turno da manhã, das 8h às 11h35min, e da tarde, das 14h às 17h35min. Os atendimentos são gratuitos, sendo necessário somente o encaminhamento médico com a prescrição de fisioterapia.

Para os exames realizados no laboratório, basta fazer agendamento com a secretaria da Feff pelo telefone (54) 3316-8380. O funcionamento no turno da manhã é das 8h às 11h30min; no turno da tarde, das 13h30min às 17h35min, e, no turno da noite, das 19h às 22h30min. Os testes têm um custo de R$ 60,00. Os exames contam com a supervisão e a responsabilidade técnica do professor Raphael Loureiro Borges.