Ensino

IX Semana Acadêmica Integrada do Iceg inicia na segunda-feira (20)

15/05/2019

14:22

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Reprodução/UPF

A IX Semana Acadêmica Integrada do Instituto de Ciências Exatas e Geociências (IX Saiiceg) da Universidade de Passo Fundo (UPF) acontece de 20 a 24 de maio. Tendo como tema “Ciência, tecnologia e sustentabilidade”, o evento objetiva proporcionar aos estudantes em formação ou em atualização o debate e a reflexão de temáticas que possibilitem a complementação de saberes aos profissionais que se reconhecem e assumem sua condição de cidadão na atual sociedade.

A cerimônia de abertura acontece na segunda-feira (20), a partir das 19h20min, no Centro de Eventos, Campus I. Logo após, haverá uma palestra sobre mudanças climáticas, que será proferida pela professora Me. Ana Maria Sanches. Além disso, o professor Dr. José Maurício Fernandes explanará a respeito do tema “Impacto das mudanças climáticas na agricultura: os primeiros refugiados em Bangladesh”.

A IX Saiiceg ainda contempla atividades da Semana Acadêmica do curso de Física; da XVII Semana do Químico; da Semana Acadêmica da Matemática e da X Semana Acadêmica da Geografia. A palestra de encerramento ocorre na sexta-feira (24), com o professor Dr. Ivan Penteado Dourado abordando o tema “A persistência da educação para o futuro do país; Como criarmos um futuro sustentável?”. O debate também ocorre no Centro de Eventos, às 21h.

Confira as programações completas dos eventos:
Semana Acadêmica da Matemática
Semana Acadêmica do curso de Física
XVII Semana do Químico
Semana Acadêmica da Geografia

Segundo a professora Me. Mariane Kneipp Giareta, que atua na comissão organizadora, a Semana Acadêmica terá ações conjuntas em noites integradas, apresentação de projetos de pesquisa e extensão do Iceg, e minicursos. Para ela, a qualidade da formação inicial de profissionais de licenciatura e bacharelado e a formação continuada dos docentes desses cursos passa pela identificação pessoal do cidadão que deseja formar-se profissional. “São os cursos de graduação e pós-graduação que, por meio de disciplinas e eventos, promovem o conhecimento de saberes que contribuem para o reconhecimento de quem é o sujeito no mundo profissional e qual o seu papel como cidadão na sociedade a que pertence”, comenta.