Geral

Infinito²: série sobre ciência estreia no Canal Futura no dia 17 de agosto

06/08/2020

10:54

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Divulgação

Com 10 episódios, produção é resultado de uma parceria entre UPFTV, Film Journée e os cursos de Matemática, Química e Física da Universidade de Passo Fundo

Sonhadora, cheia de imaginação e apaixonada por matemática. Esta é Luana, que ao lado da inteligência artificial Infinitum, protagoniza Infinito², série produzida em parceria entre a UPFTV, Film Journée e os cursos de Física, Química e Matemática da Universidade de Passo Fundo (UPF), que estreia na segunda-feira, dia 17 de agosto, no Canal Futura. Com dez episódios com sete minutos de duração, a série tem como foco a divulgação científica, tendo a matemática como protagonista. A cada episódio, a série irá apresentar uma curiosidade matemática, sempre envolvendo áreas do conhecimento, como física, química e ciências biológicas, relacionadas com aspectos do cotidiano.

O principal objetivo da série, segundo uma das professoras envolvidas no projeto Dra. Vanessa Dilda, é despertar nos estudantes o interesse pelo mundo fantástico da Matemática e ajudá-los a compreender um pouco mais os conteúdos abordados. Na série serão tratados conteúdos de ensino médio, no intuito de despertar a curiosidade dos jovens. Para isso, a produção contou com a participação de cerca de oito professores da UPF. “A equipe de professores da Instituição auxiliou na escolha dos temas a serem abordados, forneceu a consultoria técnica a cada um dos episódios e também participou das gravações. Em cada episódio, um professor explica um conteúdo de Matemática que foi abordado ao longo do mesmo”, conta Vanessa. As gravações foram feitas em um espaço montado na própria Universidade.

Na opinião da professora, a Matemática é a linguagem universal e sua utilização no dia-a-dia está tão enraizada que muitas vezes nem é percebida. “No entanto, é comum que os estudantes a vejam como um amontoado de fórmulas e cálculos complicados. Neste sentido, este espaço na TV aberta para divulgar a Matemática é muito importante, pois tem por objetivo mudar esta visão que os estudantes têm e despertar neles o interesse e a curiosidade em descobrir mais sobre esta ciência”, destacou. Ainda segundo a professora, a série também mostra a qualidade do trabalho desenvolvido na Universidade. “O material elaborado é rico e de qualidade e pode ser utilizado por professores em suas aulas, neste momento remotas, ou mesmo, futuramente em aulas presenciais; bem como por estudantes que buscam descobrir mais sobre o mundo da Matemática”, completou.