Pesquisa e Inovação

Incubada no UPFParque entre as três melhores do país no Desafio de Startups

03/12/2018

14:14

Por: Assessoria de Imprensa

Fotos: Arquivo pessoal

Finalista do Ideas for Milk, empresa Z2S Sistemas Automáticos foi reconhecida, conquistando a terceira colocação na competição nacional

O desenvolvimento de sistemas automáticos de limpeza e higienização para equipamentos de ordenha e refrigeração de leite realizados pela empresa Z2S Sistemas Automáticos, incubada no Parque Científico e Tecnológico UPF Planalto Médio (UPFParque) – vinculado à Vice-Reitoria de Pesquisa e Pós-Graduação da Universidade de Passo Fundo (VRPPG/UPF), foi reconhecido no Desafio de Startups do Agronegócio do Leite, Ideas for Milk.

A empresa foi classificada entre as 7 finalistas da 3ª edição do desafio, competindo com 66 ideias de todo o país e apresentou sua proposta na última sexta-feira, dia 30 de novembro, no Cubo, em São Paulo, a maior estrutura de startups da América Latina. Dentre as propostas vencedoras do Desafio de Startups, a Z2S Sistemas Automáticos ficou com a terceira colocação, sendo considerada uma das melhores do país.

O desafio reuniu os maiores especialistas do Brasil, sendo 161 executivos de empresas líderes de TI, laticínios, insumos, máquinas e equipamentos. Além disso, reuniu produtores inovadores, pesquisadores da Embrapa e de órgãos de pesquisa, professores das melhores universidades brasileiras e entidades representativas do setor. O Desafio de Startups do Agronegócio do Leite é uma competição nacional entre empreendedores com ideias inovadoras de modelos de negócio, produto, processo ou serviço, baseadas em software web, aplicativo mobile e/ou solução em hardware, incluindo Internet das Coisas (IoT). As ideias devem promover a eficiência no setor lácteo.

Startup

A empresa Z2S Sistemas Automáticos está incubada desde setembro de 2017 no UPFParque. A startup foi criada pelo engenheiro elétrico Elias Sgarbossa a partir do seu Trabalho de Conclusão de Curso (TCC) e tem como sócios o colega de curso Charles Bortolanza e o professor orientador do TCC, Dr. Adriano Toazza. De acordo com Sgarbossa, que representou a empresa no evento junto com Bortolanza, o projeto compreende três sistemas, cujo objetivo é automatizar todos os processos de limpeza e higienização de ordenhadeiras canalizadas, do transferidor de leite e do tanque de resfriamento. Pressionando apenas um botão, a limpeza inicia e encerra automaticamente, garantindo o padrão do processo.

“Foi a melhor experiência desde que iniciamos a empresa”, revela Sgarbossa, sobre a participação. Para ele, o evento foi direcionado para a tecnologia e vem de encontro ao trabalho que a Z2S tem realizado. “A temática está alinhada ao trabalho que realizamos, que compreende toda a parte de automação e novas tecnologias para a cadeia produtiva do leite”, comenta. Para o empresário, a equipe foi surpreendida pela seleção entre os finalistas e ficou lisonjeada em receber a terceira colocação dentre tantos projetos inovadores. “Realmente tivemos a dimensão da grandiosidade do nosso projeto. Estivemos em contato com grandes empresas e grandes produtores e tivemos um feedback positivo. São produtos importantes para o mercado”, pontua ele.